domingo, 1 de janeiro de 2012

Resoluções de Ano Novo

Todo final de ano é a mesma coisa. Reunimos família e amigos e comemoramos a passagem de mais um ano, seja para bem ou para mal. Mais 365 dias (ou 366 no caso de 2012) vêm pela frente e com eles várias oportunidades para jogarmos os nossos jogos favoritos.

Mas já que é ano novo, por que não experimentarmos jogos novos? Que tal, ao invés de jogar todos os finais de semanas de todos os meses o mesmo jogo, o mesmo sistema, com as mesmas pessoas, experimentar um RPG diferente, com pessoas diferentes em uma ambientação nova?

Eu confesso que o meu sonho é conseguir um grupo de cinco pessoas que tivessem uma certa experiência com jogos diferentes e quisesse experimentar coisas novas. Assim, cada mês, um de nós iríamos escolher um sistema e preparar uma aventura de três sessões e ter um dia só para explicar sobre o que é aquele RPG, fazer personagens e aprender as regras. Assim, quatro dias por mês seriam reservados para jogarmos algo diferente que aquele nosso amigo nos trouxe. Três sessões são o suficiente para se jogar uma aventura razoável sem demorar muito ou deixar alguém na vontade.

Mas por que você vai querer jogar algo novo se está satisfeito com aquilo que está jogando atualmente? Bem, porque toda experiência, mesmo as não tão boas, faz você aprender coisas novas que te ajudam e apreciar mais aquilo que você já tem. Jogando um outro RPG você pode ver que tipo de coisas daria certo ou não no seu atual jogo. As vezes eu me pego pensando como seria legal se o sistema tal tivesse esse aspecto que o outro sistema tem, e as vezes eu simplesmente implemento uma "house rule" e ele passa a ter. As vezes nem precisamos criar essas regras, porque o que você gostaria de usar em outros jogos são apenas alguns elementos narrativos e técnicas que você aprendeu. Por exemplo, eu gostaria muito que tivesse algo como aquelas tabelas para gerar relações e objetivos que tem em Fiasco em todo RPG. Assim, quando criássemos os personagens ou estivéssemos criando uma trama aquelas relações poderiam fornecer uma grande base ou até mesmo poderíamos rolar aleatoriamente e criar algo do resultado (aliás, falarei novamente sobre isso em breve).

Além disso, quando você joga outro tipo de RPG, você experimenta outras histórias, outros estilos de narrativa, outros climas e outros personagens. Isso é bom porque você usar toda esses elementos novos no seu jogo antigo e dar uma renovada nas coisas. Se você joga D&D e experimentou Rastro de Cthulhu, talvez você queria inserir um pouco da temática investigativa e de horror na sua campanha de "Dungeon Crawl". Ou seja, você pode pegar os elementos característicos de outros jogos e colocar naquele que você quiser para dar um toque diferente. Afinal, quanto mais estilos diferentes você conhecer e experimentar, melhor você será capaz de criar histórias divertidas e interessantes, não importando o RPG que você escolher jogar.

Outra coisa legal é jogar com pessoas diferentes daquelas que você está habituado. Se você é mestre então, é legal você jogar com mestres diferentes, assim você pode ver como é estar do outro lado e de quebra pode aprender coisas novas com outros mestres, sejam elas coisas boas para se repetir ou coisas ruins para você nunca fazer. É sempre bom lembrar que. quando estamos jogando com pessoas que não conhecemos muito bem, temos que ser educados e cordiais (algumas dicas aqui). Jogar com outras pessoas dá a oportunidade de você conhecer outros estilos de jogadores e personagens do que aqueles do seu grupo. É interessante tanto para você quanto para eles. Muitas idéias podem ser tiradas desses encontros, então não seja tímido e conheça outros RPGistas. Você pode descobrir grandes amigos e grandes estilos de jogar dessa forma.

Enfim, minha resolução de ano novo para 2012 será a de jogar o maior número de RPGs diferentes com o maior número de pessoas diferentes. Vou até tentar jogar os RPGs que não curto muito com outras pessoas para ver se não aprendo a gostar ou, pelo menos, aprendo algo novo. E você qual é a sua resolução de ano novo para o mundo dos RPGs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário