sábado, 4 de fevereiro de 2012

Culturas da Terra de Santa Cruz

Para a minha adaptação da fantasiosa Terra de Santa Cruz para o sistema AGE, eu vou substituir o "background" (histórico) por duas características distintas, a cultura e a classe social. Preferi não usar o termo raça, pois sendo negro, branco, índio ou mestiço, todos são da mesma raça. Além disso, abre a possibilidade para, depois, especificar as culturas mais profundamente, talvez por nacionalidades, tribos e grupos étnicos em cada cultura.

Assim, a cultura definirá ajustes básicos e a classe social dará outros elementos que definiram mais alguns aspectos específicos dos personagens. Nessa postagem vou apresentar as culturas Européia, Africana, Indígena, Mestiça. O objetivo, futuramente, é criar culturas mais específicas como Português, Espanhol, Guarani, entre outros. Mas, a princípio, esses quatro grupos servirão bem ao objetivo.

Cultura Européia

Os países europeus começaram, no final do século XV, uma corrida por colônias a serem exploradas. A Terra de Santa Cruz foi descoberta no ano de 1500 pelos Portugueses, mas isso não impediu que os outros povos do Velho Mundo mandassem expedições para lá. As razões mais comuns para os europeus virem para no Novo Mundo são a busca por riquezas da terra como especiarias, metais preciosos, gemas e outras coisas;  a formação de novos mercados consumidores para suas metrópoles; a vontade de conhecer e desbravar novos lugares e conhecer novos povos; a chance de recomeçar uma nova vida em um novo lugar e as lendas sobre diversos elementos sobrenaturais na Terra de Santa Cruz.

Os europeus, em sua maioria, tem estatura mediana, variando de 1,60m a 1,75m com constituição variável. Tendem a possuir uma pela branca e cabelos que variam do escuro ao loiro muito claro. As vestimentas que usam variam muito de país para país, mas são mais elaboradas do que qualquer um dos outros povos no Novo Mundo. Por possuírem uma cultura mais elaborada e avançada cientificamente, tendem a ter um conhecimento pragmático mais avançado, também. Porém, por esses aspectos, os europeus podem ser um tanto preconceituosos para com as outras culturas, um erro que geralmente acabam aprendendo a não cometer.

Os personagens dessa cultura tem suas características modificadas da seguinte forma:
- Adicione 1 em Astúcia. Os europeus tem uma cultura científica mais avançada do que a maioria dos outros povos.
- Escolha um dos seguintes focus: História (Astúcia); Barganha (Comunicação);  Fé (Vontade); Empatia (Percepção); ou Navegação (Astúcia).
- Todos sabem falar a língua portuguesa mas podem escolher uma extra como Espanhol, Inglês, Francês, Alemão entre outras (a critério do mestre).

Cultura Indígena

Embora os europeus considerem que descobriram a Terra de Santa Cruz em 1500, os povos indígenas já viviam lá por centenas de anos, ou mais. Tão variados como os povos europeus, os índios da Terra de Santa Cruz possuem características e pensamentos diferentes entre si. Alguns deles são mais pacíficos, outros vivem em estado de guerra. Alguns tem uma religião e cultura mística extremamente desenvolvida, outros não passam de bárbaros. Enfim, as possibilidades são gigantescas. Seus objetivos podem ser desde proteger a terra deles contra invasores, ajudar seu povo a se relacionar de forma pacífica com os colonizadores, conhecer novos povos e lugares e buscar as verdades que nunca teve acesso preso a sua tribo.

Os índios, em sua maioria, possuem uma estatura baixa, raramente passando de 1,70 (há lendas, porém, de tribos em que todos os membros passam de 2m de altura). A pele deles é mais escura do que a dos europeus, tendo um tom alaranjado. Seus cabelos são quase sempre negros assim como seus olhos. Em termo de vestimentas, muitas tribos quase não a usam, mas influência dos jesuítas fizeram com que algumas passassem a usar panos para tampar algumas partes de seu corpo. No entanto, adornos e joias feitas com objetos naturais são utilizados por quase todas as tribos. Embora não tenham um conhecimento tecnológico e científico avançado como os europeus, os índios possuem uma sabedoria quase mágica e sabem como viver no Novo Mundo como nenhum outro povo.

Os personagens dessa cultura tem suas características modificadas da seguinte forma:
- Adicione 1 em Percepção. Os povos indígenas tem uma ligação muito forte com seus sentidos e com a natureza, percebendo coisas que os outros povos ignorariam.
- Escolha um dos seguintes focus: Natação (Constituição); Conhecimento da Natureza (Astúcia); Furtividade (Destreza); Rastrear (Percepção); Escalar (Força).
- Você sabe falar o idioma de sua tribo e o Português.

Cultura Africana

O povo africano foi trazido para a Terra de Santa Cruz a força pelos Europeus. Usados como escravos para diversos fins, os africanos foram e são explorados sem cerimônia no Novo Mundo. Mas alguns escaparam desse tratamento. Comprando sua liberdade ou fugindo, mesmo aqueles que são livres lidam com grandes dificuldades na Terra de Santa Cruz.  As motivações desse povo na Terra de Santa Cruz podem ser várias, entre elas conseguir a liberdade de volta; alcançar o respeito que merecem, libertar outros de seu povo; voltar para seu lugar de origem ou até mesmo se vingar daqueles que os maltrataram.

Os africanos, geralmente, possuem uma estatura elevada, entre 1, 65 a 1,80 e são mais fortes e resistentes que os outros povos. A pele deles é escura e seus cabelos e olhos negros. Além disso, esse povo possui tradições muito fortes e um conhecimento místico diferente de qualquer uma das outras culturas. Suas vestimentas são simples mas, quando podem, usam adornos que os lembram de sua cultura. É um povo corajoso e batalhador, que deve a todo momento provar que está pronto para enfrentar qualquer desafio que coloquem a sua frente.

Os personagens dessa cultura tem suas características modificadas da seguinte forma:
- Adicione 1 em Constituição. Os povos africanos são mais resistentes e condicionados às dificuldades e esforços físicos.
- Escolha um dos seguintes focus: Estamina (Constituição); Furtividade (Destreza); Procurar (Percepção); Poder (Força); Coragem (Vontade).
- Todos começam sabendo falar português a a sua língua nativa.

Cultura Mestiça

Mestiços são aqueles que nascerem mediante a miscigenação entre as outras culturas. Eles podem ter nascido de pais brancos e negros, ou negros e índios ou brancos e índios. Eles não possuem cultura própria e vivem às margens da cultura de seus pais. Capazes de transitar entre os dois povos de maneira mais livre, mas sem pertencer a nenhum deles, os mestiços são ótimos negociadores. Seus objetivos mais comuns são o de encontrar um lugar na sociedade da Terra de Santa Cruz, compreender melhor suas origens, e qualquer outro comum às culturas que o deram origem.

A aparência dos mestiços é similar a uma mistura das da culturas que lhe deram origem. Suas vestimentas e culturas tendem a ser similar à cultura de um de seus pais. Eles são pessoas batalhadoras que buscam uma aceitação em uma sociedade preconceituosa.

Os personagens dessa cultura tem suas características modificadas da seguinte forma:
- Adicione 1 em Comunicação. Os mestiços são comunicadores naturais devido a sua necessidade de lidar com dois mundos distintos ao memso tmepo.
- Escolha umd os seguintes focus: Liderança (Comunicação), Persuasão (Comunicaçã); Conhecimento de Culturas (Astúcia); Empatia (Percepção); Moral (Vontade).
- Sabe falar o português e a língua do povo em que cresceu.

Bem, essa é a apenas uma das bases dos personagens, a outra, a classe social, eu ainda estou definindo melhor, mas ela também influenciará as habilidades e características dos personagens. Após isso, começaremos a ver as classes de personagens.

3 comentários:

  1. Está ficando legal a adaptação, aguardando as classes sociais e as classes de personagem.

    Se você for mestrar mesmo uma mesa no WRPGF em Ctba anuncie aqui, é certo que estarei lá e não vou perder a oportunidade de jogar uma partida de uma preciosidade dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que alguém está gostando!

      Pode deixar eu se eu puder eu vou a Curitiba! Sinto falta de ir nesses encontros maiores que não acontecem aqui pelo Rio.

      Excluir
  2. Diogo, a quantas anda este projeto?

    Gostaria que continuasse...

    Abraços

    ResponderExcluir