quarta-feira, 4 de abril de 2012

Enigmas e Charadas - As Nove Vidas de Etrom

Enigmas, quebra-cabeças, charadas e outros desafios mentais eram atrações garantidas em diversas aventuras antigamente, mas cada vez mais eu tenho visto o seu número diminuir. Por esse motivo acho que seria interessante começar uma série de postagens com esses elementos para serem utilizados em qualquer jogo, já que a sua mecânica não tem nada a ver com regras de RPG e sim com simples lógica, raciocínio e percepção.

O objetivo é disponibilizar esses "quebra-cucas" para serem usados em qualquer mesa para desafiar seus jogadores e não os dados que eles rolam. No entanto, apesar desses desafios serem construídos para serem resolvidos sem a necessidade de se envolver a mecânica de cada sistema, o mestre pode, se quiser, dar dicas para aqueles personagens que possuem alguma perícia, habilidade, talento ou algo parecido, apropriado à situação.

A primeira charada é um desafio lógico matemático. Chamarei o problema de "As Nove Vidas de Etrom".

Etrom era um jovem mago talentoso que acreditava no poder arcano dos números, e talvez tenha sido isso que o manteve vivo por tanto tempo. Ele descobriu, um pouco depois de terminar seu trinamento na Academia Arcana, que possuía uma doença mágica terrível e morreria em poucos anos. Assim, ele investiu os poucos anos que lhe restavam para pesquisar uma poderosa magia que estenderia sua vida em nove vezes. Mas para isso ele precisou realizar um ritual em um dia único e especial. A cada letra de seu nome, Etrom atribuiu um número de 0 a 9 e realizou o ritual, que prolongou sua vida em nove vezes, no dia correspondente ao número formado pelo seu nome. Em consequência, quando ele morreu, o número de dias que tinha vivido era nove vezes esse valor e, se usados os mesmo critérios de tradução dos números em letras, os números formaria a palavra "Morte". Assim sendo, quantos dias Etrom viveu?

Esse problema de lógica pode ser usado por guardiões de uma tumba, estátuas, hermitões e outros seres que valorizam a inteligência das pessoas como prova de valor. Tente nunca usar esse tipo de obstáculo como algo que necessariamente precisa ser superado para que a aventura prossiga, mas sim como algo que pode ser superado para se alcançar alguma vantagem e algo que pode facilitar as coisas no final. Lembre-se que nem todos os grupos vão gostar desse tipo de desafio, mas alguns podem achar eles realmente divertidos.

A resposta é 98901 dias ( E=1, T=0, R=9, O=8, M=9). Caso você utilize algum sistema que faça uso de perícias que poderiam auxiliar os personagens nesse tipo de situação você pode dar algumas dicas, como essas: Para Etrom conseguir lançar magias ele provavelmente teria mais de 30 anos de idade; as duas palavras forma números de cinco algarismos; somente dois números fazem podem corresponder a letra "E" para que o número resultante não tenha mais que cinco algarismos e; mais de uma letra pode corresponder ao mesmo número.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

8 comentários:

  1. Adoro enigmas, charadas e puzzles. Na atual campanha eu pus uns puzzles maneiros, e o desafio vaila 10.000 de experiencia, como era um puzzle magico o mago podia fazer testes de inteligencia para obter dicas minhas, até 3 dicas e cada dica reduzia 2.000 da experiencia total do desafio.

    Foi bem legal! eles acertaram com uma dica apenas...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho tentado botar esses desafios sempre que posso em minhas aventuras hoje em dia. Ainda mais jogando The One Ring, visto a importância que enigmas e charadas tem no cânone da Terra-Média.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana! Ótima idéia para uma série de posts! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu Mu! Pois é, eu sempre tive vontade de fazer essa série e ter ela guardada em algum lugar caso eu precise. Então vou começar, né? O próximo vou fazer um problema com símbolos! :D

      Excluir
  4. Essa do mago Etrom ficou irada!!! Muito bons esses puzzles no RPG... dá um colorido a mais...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu! Problemas matemáticos e de racioncínio lógico podem dar ótimas charadas!

      Excluir
  5. Muito boa, esse blog tá de vento em popa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Nerun! O comentário de vocês é combustível para manter o blog! :D

      Excluir