sábado, 6 de outubro de 2012

Pontos de Partida - Eclipses

Eclipses são eventos astronômicos que ocorrem quando um astro é obscurecido, seja pela sombra de outro astro, ou por outro objeto que se posiciona na frente desse. O que ocorre, por exemplo, em um eclipse solar, é que nós não conseguimos ver o sol como de costume, já que a sombra da lua o cobre e parece que temos noite por alguns minutos. Mas é claro que existe diversos outros tipos de eclipse, como o lunar, o de planetas e outras estrelas.

Em épocas passadas, no nosso mundo, isso era motivo de muita superstição, as vezes visto como uma coisa boa, outras vezes como coisa ruim, mensagem dos deuses, augúrio e outras coisas. Agora, imaginem em um mundo de fantasia, onde os deuses tem uma influencia real, a magia é verdadeira e provem de forças ocultas e além da compreensão humana. Sem falar nos seres extra-planares e suas influências na vida terrena. Além disso, os astros tem influência em diversas coisas na nossa vida, como marés, climas, estações do ano. Em um mundo de RPG eles podem ter outros poderes ainda mais impactantes. Não seria surpresa se algumas aventuras acontecessem por causa de eclipses, não é?

Pontos de Partida são uma séria de postagens com o objetivo de fornecer algumas ideias que podem ser usadas para criar aventuras, mini-campanhas e, quem sabe até, campanhas inteiras (isso vai depender de cada um). As ideias são apresentadas com um contexto, uma ambientação mais apropriada e algumas perguntas que você pode responder para ir formulando a aventura. Não tenho a pretensão de ser a pessoa mais criativa do mundo (mas eu até tento ser criativo) e algumas idéias podem ser baseadas em algum filme, livro ou história que você ouviu antes, mas com certeza elas podem ser modificadas e camufladas de forma que sejam novas para seus jogadores. O objetivo é, com poucas palavras, propor uma situação ou cenário que estimule a cabeça a pensar em algo. Não são aventuras completas, com encontros, monstros e soluções pré-definidas, mas sim Pontos de Partida para que se cada um possa desenvolver as aventuras como achar melhor.

Assim, abaixo serão apresentadas três ideias que podem ser desenvolvidas em aventuras completas que tenham como um eclipse, seja solar, lunar ou planetário (ou nem tanto).

A Noite Mais Longa: Um evento que ocorre apenas de milênios e milênios está prestes a acontecer novamente. Um eclipse solar com duração de uma semana acontecerá, e os profetas preveem que as forças da Escuridão estarão soltar nesse período. Mas o pior de tudo é que uma certa profecia afirma que, caso mil almas sejam tomadas pelas Trevas, a noite será eterna. O problema é que as escrituras se contradizem em relação a quantidade de vidas que foram sacrificadas ao londo do tempo nesses fenômenos, mas parece que os números se aproximam da marca. Caberá a corajosos aventureiros procurarem a tumba do Rei Lich e impedir que novas almas sejam entregues a ele.

Eclipse Eterno: Um eclipse lunar acontece normalmente, uma certa noite. Só que a lua, nunca mais volta a aparecer. Algo, alguma coisa, ou alguém a tomou pelas sombras. Isso acarreta diversas consequências, como alteração do clima, marés e, por que não, funcionamento de maquinas, ondas e outras coisas do nosso dia a dia moderno. Os jogadores podem ser investigadores do sobrenatural, super-heróis ou aventureiros "pulp" que resolvem desvendar o mistério. Quem fez isso? Para quê? Como? Podem ter sido cultistas de um deus antigo, um ser extra-planar, nazista ensandecidos, para fazer com que uma nova ordem se estabelece e o mundo se sujeite a eles.

Eclipse Mortal: Em um futuro distante, com naves espaciais, impérios galáticos e civilizações alienígenas, uma raça/império/organização desenvolve uma arma mortal, capaz de absorver toda a energia de uma estrela. Isso, obviamente trás muitos problemas para os planetas próximos às estrelas destruídas. Órbitas são alteradas, planetas perdem suas formas de vida, astros se colidem. Enfim, galáxias inteiras são arruinadas com tal arma. Resta a alguém fazer alguma coisa contra isso. Talvez precise-se investigar quem são os responsável e como impedir que tal arma seja usada novamente.

As ideias iniciais são essas três, mas com certeza é só parar para pensar um pouco que outras vão surgir!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário