quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Por que participar do financiamento do Savage Worlds?

A editora RetroPunk começou há poucos dias (terça-feira, dia 06 de novembro) a campanha de financiamento coletivo do RPG Savage Worlds (Mundos Selvagens). Esse é um RPG genérico focado em ação e aventura, com um sistema leve, simples, sem ser muito detalhado. Ele não foca no realismo e a cobertura de toda e qualquer possibilidade, mas sim na aventura e ação rápida que pode se encaixar em qualquer cenário que esse seja o foco. Eu já fiz uma resenha completa desse jogo aqui, e que saiu também na revista RolePunkers número 4, e por isso não vou me alongar falando sobre o jogo. O motivo dessa postagem é falar por que você deve contribuir com essa campanha de trazer esse RPG ao nosso Brasil.

Primeiramente é bom entendermos o que está ocorrendo. O lançamento desse sistema no Brasil está atrelado a um financiamento coletivo, que nada mais é do que uma forma de coletar investimento de pessoas para poder viabilizar a produção do livro por aqui. Como todo investimento, você vai ter um retorno, que pode ser o PDF do livro básico, o livro impresso, uma caixa especial, baralhos personalizados para jogar e uma série de coisas ou combinações dessas coisas. Quanto maior o seu investimento, maior o seu retorno, sem risco. Digo sem risco porque se a meta não for alcançada, o dinheiro volta para você. A coisa toda funciona quase como uma pré-venda, mas é dependente de um certa meta que deve ser alcançada para a coisa toda sair do papel. O mais legal, é que você geralmente ganha coisas que você não ganharia em uma pré-venda normal e tem diversas opções de investimento e retorno. Mas vamos lá, vamos a razões do por que você deve contribuir!

1. Custo Benefício: Participando da campanha de financiamento coletivo você vai receber de recompensa o livro, o PDF e diversas outras coisas por um valor abaixo do que ele seria vendido normalmente, isso sem contar as diversas outras coisas que você pode ganhar se as metas forem atingidas. Ou seja, você recebe mais por menos.

2. Diversas Opções: Ao contrário de uma pré-venda normal, que tem uma ou duas opções de compra, neste financiamento coletivo você tem diversas opções. Você pode levar só a versão eletrônica, o livro mais o PDF, uma caixa com esses dois mais um baralho, e várias outras opções. A RetroPunk ainda permite que você acrescente itens à sua contribuição, permitindo você montar pacotes com tudo aquilo que você deseja.

3. Bônus e Brindes: Quanto mais gente contribuir e participar do financiamento (e, nesse caso, der "like" na página do Facebook do Savage Worlds Brasil), mais coisas são acrescentadas como recompensas aos investidores. Ou seja, você pode ganhar ainda mais coisas além do que o esperado. Coisas como aventuras, brindes, suplementos e, até mesmo, Cenários Selvagens, que são os mundos de campanhas e ambientações para o Savage Worlds!

4. Mostrar que há mercado: Outra coisa, que não é tão visível inicialmente, é que fazendo esse projeto acontecer, fazendo ele ser um grande sucesso, mostramos às editoras que há um público consumidor de RPGs e jogos aqui no Brasil e que elas podem sim investir em mais lançamentos, em autores nacionais, em licenças do exterior. Isso permite que o mercado se fortaleça e se solidifique. Quanto mais verem que há um retorno e que as pessoas estão dispostas a consumir produtos de qualidade, mais e melhores coisas chegarão por aqui.

5. Jogar um ótimo RPG: Por último, mas não menos importante, você terá um ótimo RPG para jogar, capaz de servir para quase qualquer tipo de cenário aventuresco e heroico que imaginar. Savage Worlds contam com muitos, mas muitos mesmo, suplementos e cenários. Não só os publicados pela Pinnacle, mas por diversas outras editoras e vários suplementos feitos por fãs (uma das melhores adaptações de Star Wars para as mesas de RPG é para Savage Worlds e feita por fãs)!

Enfim, não tem porque você não contribuir com esse financiamento. É uma oportunidade que não devemos deixar passar. Todo mundo já conhece a qualidade dos produtos que a RetroPunk tem trazido e produzido. Com Savage Worlds não será diferente. Vá lá logo e faça seu investimento, você vai gostar do retorno!

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário