terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bruxos & Bárbaros - Classes - Ladrões

Continuamos a apresentar as versões revisadas das classes de personagem e que devem constar no próximo Jogo Rápido e versão final do Bruxos & Bárbaros. Aliás, em uma conversa no grupo do Facebook do jogo, decidimos por incluir regras para armas de fogo primitivas no jogo, mas elas serão mais tesouros do que armamentos comuns, devido a sua raridade, e dificuldade de fabricação. Fora isso, as classes já estão todas escritas, e agora trabalho nas magias extras que não saíram no primeiro Jogo Rápido. Enquanto isso, eu vou mostrando para vocês o que estamos fazendo por aqui. Há alguns dias mostrei como ficou a classe dos Guerreiros, e dos Bárbaros, e hoje venho com os famosos Ladrões.

Os Ladrões, como de costume, são voltados mais para exploração e feitos fora do combate do que os homens de armas, por exemplo. Eles possuem habilidades únicas capazes de realizar feitos que poucas outras pessoas seriam capazes. Qualquer um consegue se esconder atrás de uma pilastra (teoricamente), mas praticamente desaparecer sobre a sombra de mesma pilastra é algo que só os Ladrões conseguem. Além disso, essa classe tem uma ligação com a Sorte muito forte, sendo uma das poucas que consegue recuperar pontos desse atributo naturalmente. Essencialmente urbanos, esses homens e mulheres tem uma certa vantagem nesses ambientes e são capazes de obter contatos e informações sobre o que acontece nos arredores. Abaixo reproduzi o texto como estará no Jogo Rápido.

Ladrões

Entre as sombras da noite, portando adagas afiadas, esses indivíduos vão a procura de ouro, e oportunidade para demonstrar suas habilidades únicas. Nada está seguro com um deles por perto. Ladrões são comuns em todas as culturas, mas eles são ainda mais facilmente encontrados entre os povos ditos “civilizados”, escondidos nos becos escuros das decadentes cidades. Eles são aqueles que sobrevivem devido à esperteza, agilidade e sorte, muita sorte, e não à força com a qual empunham uma espada.

Ladrões são especialistas em entrar onde ninguém conseguiria entrar sem uma chave, em conseguir itens que não deveriam estar ao alcance de qualquer um, e em desaparecer quando não querem ser vistos. Essas habilidades eles desenvolvem, ou sobre a tutela de um mestre nas artes da furtividade, ou no treinamento em uma guilda de profissionais do crime, ou ainda com a própria vida dura que levam.

Esses personagens são extremamente importantes para qualquer grupo de aventureiros. Eles não são os melhores combatentes, mas compensam isso com a habilidade de encontrar e desarmar armadilhas como nenhum outro, a capacidade de se esgueirar e escoltar a frente do grupo em busca de informações sobre o local e, é claro, de conseguir aquilo que os outros teriam que lutar com monstros para botar as mãos.

Atributos: Agilidade é o principal atributo para os Ladrões, sendo essencial para este ofício. É com ela que eles conseguem andar graciosamente, sem fazer um ruído sequer. Sem ela, seus dedos não teriam a coordenação para trabalhar com os mecanismos complexos de armadilhas e outros aparatos, nem a precisão para pegar exatamente o que deseja do bolso de um Barão. Em seguida, talvez o outro atributo mais importante para essa classe seja a Sorte. Como dizem, uma ladrão sem sorte, logo é pego. Essa classe é capaz de aproveitar melhor a sua Sorte e é uma das poucas classes do jogo capaz de recuperar este atributo naturalmente. O Vigor é sempre importante para quando a sorte falha e o ladrão precisa aguentar um pouco de punição antes de sumir novamente. Personalidade e Intelecto são igualmente úteis para um ladrão, mas não essenciais. Com uma boa Personalidade, o ladrão é capaz de convencer as pessoas de suas boas intenções (mesmo que, na verdade, elas sejam ruins), e um alto Intelecto o ajuda a manipular mecanismos e decifrar linguagens antigas. Por fim, a Força poderá diferença na hora em que tudo der errado e o ladrão precisar lidar com seus problemas de maneira menos “civilizada”.

Alinhamento: Qualquer. Assim como os Guerreiros, os Ladrões vem de todos os povos, origens e culturas. Alguns fazem o que fazem para conseguir ajudar os outros, roubando daqueles que possuem mais para dividir com aqueles que possuem menos. Outros, apenas pegam aquilo que interessa a eles ou precisam, por alguma razão. Já outros querem tudo para si próprios, tirando de quem quer que seja, desde que isso traga benefícios para si próprios. Alguns seguem códigos de honra estabelecidos, seja por guildas e outros grupos, ou uma filosofia geral dos ladrões, outros seguem as próprias regras, mudando-as de acordo com a necessidade, e ainda há aqueles que lutam para quebrar justamente essa regras, para acabar com o monopólio das guildas de ladrões ou, simplesmente, espalhar o caos.

Usando Sorte: Os Ladrões são, possivelmente, a classe mais dependente da Sorte no Bruxos & Bárbaros. O que é que dita se o guarda do castelo está dormindo ou alerta? Se há uma patrulha passando exatamente naquele momento? Se a janela do terceiro andar da torre está trancada? A Sorte, é claro. Por isso, esses indivíduos aprenderam a espremer o doce néctar da Sorte para tirar o maior proveito dela. Dessa forma, toda vez que algo puder ser determinado por pura e simples Sorte, os Testes feitos pelos Ladrões são considerados um nível de dificuldade menor, diminuindo o tamanho dos dados rolados. Além disso, toda vez que um Ladrão faz um Sacrifício de Sorte, ele pode rolar o dado que ganhou duas vezes, ficando com o melhor resultado entre os dois. Para completar, Ladrões recuperam um ponto de sorte para cada semana que passarem aproveitando a boa vida, gastando ouro, bebendo, comendo, tendo boas companhias.

Títulos: Quanto mais ouro acumularem, quanto mais lugares proibidos conseguirem entrar, e quanto mais a Sorte sorrir para eles, o nome e os feitos desses indivíduos aumentam. Algumas sugestões serão dadas aqui, mas os jogadores e Cronistas têm total autonomia para criar os seus próprios de acordo com a história que é criada: Marginal, Bandido, Ladrão, Assaltante, Enganador, Trapaceiro, Criminoso, Chefão, Rei do Crime.

Aspectos Sugeridos: Ágil, Silencioso, Ganancioso, Falador, Reflexos Rápidos.

Dados de Vida (DV): d6. Os ladrões não são especialistas em combate e, por isso, não possuem a resistência física dos homens de armas. No entanto, a vida perigosa que levam, fugindo de seus perseguidores e de suas vítimas, assim como as ocasionais brigas entre si, os fazem terem o mínimo de treinamento em combate. Eles utilizam dados de 6 faces para definir seus pontos de Resistência conforme indicado na Tabela de Evolução. A partir do 9º nível, eles não rolam mais dados e apenas somam um valor fixo ao total.

Proficiência com Armas: Devido às suas habilidades que requerem leveza, concentração e mobilidade, os Ladrões são habituados a usar apenas armas que não os atrapalhem em suas atividades. Assim, eles são proficientes nas seguintes armas: Adaga, Clava Pequena, Espada Curta, Espada Longa, Sabre, Machado, Martelo, Arco Curto, Arco Longo, Besta Leve, Bola, Funda, Dardos, Chicote, e Cajado. Com essas armas, eles sempre podem fazer uso do dado de dano sem redução, e se aproveitar de suas características plenamente.

Proficiência com Armaduras: Como dito acima, esses profissionais precisam de leveza e mobilidade, limitando suas escolhas na hora de se defender. Assim, Ladrões são proficientes apenas com armaduras leves e broquéis. Dessa forma, os Ladrões apenas somam o valor normal de Pontos de Carga de suas armaduras ao seu valor total de Carga, quando utilizam armaduras leves e broquéis. Caso utilizem outras armaduras ou escudos, eles devem se sujeitar às penalidades cabíveis.

Tabela de Evolução - Ladrões
Nível
DV
BdA
Habilidades de Classe
1
1d6
+0
Talentos Ladinos, Ataque pelas Costas (x2), Linguagem Secreta
2
2d6
+1
Avaliação
3
3d6
+2
Decifrar Linguagens
4
4d6
+3
Disfarçar-se, Forjar Documentos
5
5d6
+3
Manipular Venenos (A), Ataque pelas Costas (x3)
6
6d6
+4
Ler Pergaminhos
7
7d6
+5

8
8d6
+6
Sorte Aumentada
9
9d6
+6
Manipular Venenos (B)
10
9d6+2
+7
Guilda de Ladrões, Ataque pelas Costas (x4)
11
9d6+3
+8

12
9d6+5
+9


Habilidades de Classe


Talentos Ladinos: Os Ladrões possuem habilidades extraordinárias, dificilmente reproduzidas por outras classes. Eles são capazes de se locomover sem fazer barulho algum, tornando impossível que alguém consiga ouvi-los, mesmo estando extremamente alerta; de escalar superfícies muito íngremes e praticamente sem apoios, algo que outros só conseguiriam com uma série de equipamentos apropriados; de se esconder apenas nas sombras, quase que sobrenaturalmente; de conseguir surrupiar objetos dos bolsos de transeuntes, como se fossem uma brisa. Enfim, os são vários os Talentos Ladinos e, com o passar dos tempos, os Ladrões vão ficando ainda mais habilidosos com cada um eles. A tabela abaixo mostra a evolução desses talentos ao longo dos níveis.

Talentos Ladinos por Nível

10º
11º
12º
Andar em Silêncio
25%
30%
35%
45%
50%
55%
65%
70%
75%
85%
90%
95%
Esconde-se nas Sombras
20%
25%
35%
40%
45%
55%
60%
65%
75%
80%
90%
95%
Furtar Bolsos*
25%
35%
40%
50%
55%
65%
70%
80%
85%
95%
100%
110%
Escalar
76%
78%
80%
82%
84%
86%
88%
90%
92%
94%
96%
98%
Manipular Armadilhas
20%
25%
35%
40%
45%
55%
60%
65%
75%
80%
90%
95%
Abrir Fechaduras
20%
25%
35%
40%
45%
55%
65%
70%
75%
85%
90%
95%
Conhecimento Urbano
20%
30%
35%
45%
50%
60%
65%
75%
80%
90%
95%
100%
Ouvir Ruídos
30%
35%
40%
45%
50%
55%
60%
65%
70%
75%
80%
85%
* Para cada nível que o Ladrão possuir abaixo de sua vítima, reduza a chance em 5%.

Andar em Silêncio: Os ladrões são especialistas em furtividade e são um dos poucos capazes de realmente andar sem fazer nenhum ruído. Ou seja, se bem sucedido, não há como alguém ouvi-lo.
Esconder-se nas Sombras: Qualquer um consegue se esconder atrás de uma parede sólida, atrás de um móvel, ou outro objeto que bloqueie totalmente a visão, mas os Ladrões são capazes de se esconder em lugares que outros seriam facilmente detectados, como nas sombras, atrás de uma cortina e em outros locais.
Furtar Bolsos: Essa habilidade permite que os ladrões consigam pegar objetos de tamanho moderado de suas vítimas sem que elas percebam. Coisas como chaves, saco de moedas, armas pequenas, poções, e outras coisas que estejam acessíveis (mas não dentro de mochilas, por exemplo). Uma falha por mais de 10 pontos significa que a tentativa foi percebida, mas não necessariamente pela vítima. No entanto se o teste falhar por 10 ou mais pontos e o resultado possuir o número das dezenas igual ao das unidades (44, 55, 66, 77), a vítima percebe a tentativa.
Escalar: Escalar é uma tarefa difícil mas possível para qualquer um. No entanto, os ladrões possuem uma facilidade muito grande para essa atividade e são capazes de escalar superfícies muito íngremes e praticamente sem apoios, mesmo sem equipamento de escalada. Entretanto, se a jogada falhar por 5 ou mais, o personagem cai, levando-se em consideração que ele caiu na metade da travessia.
Manipular Armadilhas: Achar armadilhas já é difícil, ser capaz de manipula-las é ainda mais. Os Ladrões são uma das poucas pessoas capazes de desarmar armadilhas, ou mesmo modificá-las, ou construir outras. No entanto, se a jogada falhar por 10 ou mais, a armadilha é ativada. Para usar esta habilidade eles precisam de ferramentas de ladrão, mas podem tentar improvisar, sendo penalizados em 15%. Só é permitido uma tentativa por armadilha, por dia.
Abrir Fechaduras: Especialistas em entrar onde não são convidados, os Ladrões são capazes de abrir fechaduras de todos os tipos. Para isso eles precisam de ferramentas de ladrão, mas podem tentar improvisar, sendo penalizados em 15%. Só é permitido uma tentativa por fechadura, por dia.
Conhecimento Urbano: Essa habilidade permite ao Ladrão obter conhecimentos sobre as cidades, vilas, fortes, e outros povoados que visita ou já visitou. Com ele, o Ladrão pode descobrir quem são os poderosos, como é o crime na cidade, onde é possível obter itens ilegais, e outras coisas do tipo. Uma falha por mais de 10 pontos pode chamar atenção indesejada.
Ouvir Ruídos: Acostumados a andar em silêncio, os Ladrões tem um ouvido muito mais apurados para os barulhos. Com essa habilidade eles são capazes de ouvir ruídos muito baixos, conversas do outro lado de uma parede sólida, e passos vindo de um corredor longínquo.

Ataque pelas Costas: Os Ladrões não são especialistas em combate, pelo menos não em combates diretos. Acostumados a se manter escondidos, os Ladrões são capazes de fazer ataques mortais quando suas vítimas menos esperam. Assim, quando puderem atacar a vítima em um momento no qual ela não espera ser atacada, o Ladrão soma +4 na sua Jogada de Ataque, e tem o dado de dano da sua arma multiplicado por 2, até o 5º nível, quando ele passa a ser multiplicado por 3, e por 4 quanto atinge o 10º nível. Assim, um Ataque pelas Costas com uma espada curta daria 2d6 de dano mais modificadores no 1º ao 4º nível, 3d6 do 5º ao 9º, e 4d6 do 10º em diante.

Linguagem Secreta: Os Ladrões, para poderem se comunicar entre si e não deixar que os outros saibam sobre o que eles estão falando, criaram uma linguagem secreta. Linguagem esta que conseguem adaptar para parecer quase qualquer língua, falando palavras aparentemente comuns mas com significados únicos para eles. Assim, eles conseguem se comunicar entre si sem que ninguém saiba o que eles estão dizendo de verdade. É proibido ensinar essa linguagem a outros, e algumas Guildas de Ladrões punem com a morte aqueles que descumprem essa lei.

Avaliação: Com o tempo, os Ladrões passam a ter um conhecimento e um instinto muito bom para determinar o valor de objetos, armas, moedas antigas, e outro artefatos. Assim, quando querem avaliar algo, eles pode fazer um Teste de Nível, modificado pelo Ajuste de Intelecto, para determinar o valor do item, com uma margem de erro de até 20% (determinado pelo Cronista rolando-se 1d20). Lembrando que o Cronista ainda pode impor modificadores devido a estranheza e raridade do objeto.

Decifrar Linguagens: Os Ladrões, devido à necessidade de adentrar lugares proibidos e tumbas antigas, acabam aprendendo a desprender significados de quase todos as inscrições que encontram. Eles não são capazes de ler palavra por palavra como as línguas que conhecem, mas conseguem entender de maneira geral a mensagem ali contida. Assim, eles podem fazer um Teste de Nível modificado pelo seu Ajuste de Intelecto para compreender o significado de textos e inscrições antigos. O Cronista pode aplicar modificadores de até -3 para idiomas muito diferentes, antigos, e estranhos. Fica ao seu critério, também, o tempo necessário para chegar-se a essa conclusão.

Disfarçar-se: Além de saber se esconder e andar sem ser ouvido, os Ladrões aprendem a se misturar na multidão, e a se passar por quem eles não são. Assim, se tiver o material necessário, o Ladrão pode fazer Teste de Nível, modificado pelo seu Ajuste de Personalidade, para se disfarçar como quiser. Apenas modificar sua aparência de forma a parecer um outro indivíduo qualquer não impõe penalidades, mas se disfarçar de um pessoas específica pode impor um redutor no teste de até -3.

Forjar Documentos: Além da capacidade de se disfarçar, os Ladrões aprendem a fabricar documentos que pareçam reais. Assim, eles podem forjar autorizações de exploração, cartas de recomendação, ofertas de aliança, e outros. Para isso, eles devem ser bem sucedidos em um Teste de Nível modificado por seu Ajuste de Intelecto. O Cronista pode impor um redutor de até -3 dependendo dos detalhes ou especificidades necessários.

Manipular Venenos: Apesar de não serem especialistas nisso, como os Assassinos, os Ladrões aprendem a utilizar com certa segurança substâncias tóxicas e venenosas. No 5º nível, eles podem manipular venenos da categoria A sem chances de serem afetados acidentalmente. Já no 9º nível, eles passam a poder manipular venenos de categoria B com a mesma segurança. No entanto, as toxinas de categoria C continuam tendo a mesma chance de afetá-los acidentalmente, independentemente do nível que alcancem.

Ler Pergaminhos: Para sobreviver, os Ladrões precisam aprender um pouco de tudo, e isso inclui até mesmo um pouco da arte proibida da feitiçaria. Primeiramente, para compreender o feitiço contido no pergaminho, o Ladrão precisa ser bem sucedido em um Teste de Nível modificado pelo seu Ajuste de Intelecto. A Grandeza da magia, no entanto, é adicionado como um modificador negativo nesse teste. Tendo compreendido o feitiço, o Ladrão pode tentar conjura-lo fazendo uma Jogada de Conjuração utilizando o d20, somando a ele o seu Ajuste de Intelecto, mas não o seu nível.

Sorte Aumentada: Quanto mais experientes e quanto mais ousados forem as suas façanhas, mais afortunados eles ficam. Como dizem, a Sorte favorece os corajosos. A partir do 8º nível, os Ladrões recuperam 2 pontos de Sorte por semana que passarem aproveitando a boa vida, gastando ouro, bebendo, comendo, e tendo boas companhias.

Guilda de Ladrões: Chega um ponto na carreira de um Ladrão que ele já tem reputação o suficiente para montar uma Guilda de Profissionais do Crime. Dessa forma, ele começa a atrair seguidores e outros Ladrões para montar sua guilda em uma cidade. Isso pode trazer conflito com guildas já existentes ou governos locais, mas também pode trazer grandes retornos financeiros. É necessário um certo investimento inicial, como para adquirir uma sede, ou para estabelecer contatos e alianças, mas depois de um tempo, a Guilda pode ser uma ótima fonte de rendimentos, e até mesmo aventuras. Mais detalhes sobre a liderança de uma Guilda de Ladrões e sua utilização no jogo serão vistos no capítulo Campanhas.

E esses são os ladrões de Bruxos & Bárbaros, verdadeiros especialistas em se conseguir o que não é deles, em entrar onde não são convidados, e de ver o que não deveriam pôr seus olhos sobre. O equivalente menos civilizado dele, e menos focado nas riquezas materiais seria o Explorador, a próxima classe que iremos tratar por aqui. Espero que estejam curtindo.

Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário