sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O que vem por aí para o The One Ring RPG!

The One Ring, ou "O Um Anel" como foi lançado aqui pela Devir, é o mais recente RPG oficialmente licenciado para o universo criado por Tolkien, a Terra-Média. Aliás, na minha opinião, é o melhor RPG já criado para essa ambientação e consegue reproduzir e ambientar histórias com o mesmo clima e emoção das criadas pelo mestre em uma mesa de jogo.

E o jogo é tão bom, mas tão bom, que me deixa irritado. Irritado porque ele já foi lançado há mais de 2 anos e só tem, até hoje, um suplemento, dois livros de aventuras, e uma divisória do mestre. Eu geralmente não sou muito fã de jogos cheios de suplementos, até porque eles tendem a tornar o jogo tão inflado e cheio de coisas que, a meu ver, estraga o trabalho inicial. Mas o sistema do The One Ring é tão amarradinho e abstrato que acho que não haverá esse problema, sem falar que os suplementos são mais informativos, com coisas de cenário e histórias, do que qualquer outra coisa.

Lá em 2011, a promessa era o lançamento de 3 caixas básicas, cada uma abordando uma região específica da Terra-Média e uma linha de tempo apropriada. A primeira seria a caixa atual, ambientada nas Terras Ermas, cinco anos depois da retomada de Erebor e da Guerra dos Cinco Exércitos. A segunda seria em Eriador uns 30 anos depois, e a terceira em Gondor e arredores. Mas essa ideia foi abandonada (por diversos motivos que não cabe aqui discutirmos). E assim o jogo seguiu, sem muitas informações de lançamentos futuros, mas agora a Cubicle 7 informou um cronograma de lançamentos caprichado que já me deixa com água na boca, vamos ver?

The One Ring - Revised Core Manual: Os estoques da caixa básica estão acabando e como o jogo já passou por umas revisões, o pessoal da C7 estão para lançar um livrão básico, único com todo o material compilado e, segundo eles, até algumas adições. Nada, no entanto, que vá tornar o jogo incompatível para quem tem a caixa atual. Eu sinceramente gostei. Acho a caixa pouco prática e adoro livros grandes de capa-dura e tudo mais. A previsão é para os meses de junho-julho.

Rivendell: Este livro levará a ambientação do jogo para além das Montanhas das Névoas para Rivendell, a Última Casa Amiga. Mas não é só isso. Esse suplemento trará informações sobre Eriador de forma geral, não só Rivendell, como Angmar, Fornost, Monte Gram, e muito mais. Provavelmente nesse suplemento que verei como será a versão oficial dos Dunedain e se tem alguma semelhança com a que eu criei para jogar. A previsão também é lá para os meados do ano.

Ruins of the North: Um livro companheiro para o Rivendell que traz uma série de aventuras por Eriador que levará os personagens a explorarem tumbas, caçarem orcs, visitar Angmar e outras emoções. Os jogadores poderão interagir com figuras conhecidas como Bilbo Baggins, Glorfindel, e até mesmo Tom Bombadil! A previsão para esse lançamento é lá para setembro, outubro de 2014.

The Adventurer's Comapanion: O primeiro suplemento focado nos jogadores com muita informação, ideias e dicas para fazer personagens mais memoráveis e de acordo com a literatura Tolkieniana. Além disso, é claro, haverá regras para novas culturas (Homens de Gondor, Cavaleiros de Rohan, Elfos de Lorien) e até um novo Calling, The Captain. Parece que vai ter novas regras de como criar personagens também, talvez tendo mais liberdade na distribuição de perícias, não sei. Parece sensacional, só espero que não façam como em outros jogos e criem um Munchkin Senhor dos Anéis. Ah, sim, previsão de lançamento é também por volta de outubro de 2014.

Horse-Lords of Rohan: O terceiro suplemento de ambientação deles, dessa vez levando o foco para o sul, para as terras dos Rohirrim e suas adjacências, como Isengard, Fangorn e outros lugares. A previsão para esse livro é só no final do ano, lá pra dezembro ou quem sabe janeiro de 2015.

Eu não sei quanto a vocês, mas isso me deixa bastante animado. Eu não sei como vou comprar tudo isso, mas já estou vendo a cotação de um rim meio usado no mercado. The One Ring é o meu RPG de fantasia medieval não Old School preferido e não vou medir consequências para ter essas belezuras em minhas mãos. Será que a Devir vai acompanhar? Olha que o ritmo da Cubicle 7 não é tão rápido assim. E aí? Qual suplemento vocês aguardam mais?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário