domingo, 23 de março de 2014

RPGs Old School de graça para Download!

Outro dia, conversando com a galera do grupo OSR - Brasil no Facebook, comentamos sobre criar uma lista com vários jogos Old School gratuitos que tem por aí. O papo começou quando falei do Star Frontiers e a iniciativa da DwD Studios de disponibilizar os livros desse clássico RPG de Ficção Científica de forma gratuita na internet.

Assim, na tentativa de criar uma grande lista de RPGs Old School gratuitos pela internet, comecei a coletar tudo que conseguia achar e colocar nessa postagem. Provavelmente alguém vai saber de mais alguma coisa por aí. Se você souber de outro jogo Old School disponibilizado gratuitamente na internet, por favor coloque o link nos comentários para irmos crescendo a lista. O foco são jogos completos e não "fast-plays" e coisas do tipo.

OSRIC: O primeiro Retro-Clone, aquele que começou toda a revolução. Uma réplica bem fiel e completa dos livros básicos do AD&D 1ª edição em um volume único.

Labyrinth Lord: Um retroclone quase perfeito do D&D Basic/Expert do Moldvay/Cook. Tem um grande suporte e comunidade ativa. A versão gratuita não contém ilustrações.

Labyrinth Lord - Advanced Edition Companion: Um suplemento para o Labyrinth Lord que traz as opções e variações da primeira edição de AD&D mantendo a simplicidade e elegância do D&D B/X. A versão gratuita também não tem ilustrações.

Mutant Future: Versão gratuita de um jogo baseado no Labyrinth Lord mas com pegada estilo Gamma World!

Swords & Wizardry - White Box: A versão do Swords & Wizardry inspirada principalmente nos três primeiros livros de D&D, que vinham na famosa Whitebox.

Swords & Wizardry - Core Rules: A versão do Swords & Wizardry inspirada nos três livrinhos marrons e mais algumas poucas coisas complementares dos primeiros suplementos do OD&D.

Swords & Wizardry - Complete: A versão mais completa do Swords & Wizardry incorporando praticamente todo o material produzido para o OD&D.

Stars Without Numbers - Free Edition: Um jogo completo inspirado nas mecânicas de D&D mas de ficção científica. Tem de tudo: naves, cyberware, psionismo...

Lamentations of the Flame Princess - Rules & Magic: Um retro-jogo inspirado na versão Basic do D&D mas com toques de horror, lovecraft e fantasia pulp gótica.

Star Frontiers: Lembram do Star Frontiers da TSR? Um RPG Old School de ficção científica? Pois é, a DwD Studios tem agora os direitos sobre ele e disponibilizou todo o acervo em PDF, alguns revisados, e você ainda pode comprar exemplares impressos.

X-Plorers: Versão gratuita do X-Plorers, uma reimiaginação do OD&D se ele tivesse nascido como um RPG de ficção científica. Ótimo jogo, leve, rápido e cheio de possibilidades.

Delving Deeper: Um retroclone bem fiel ao Original Dungeons & Dragons com uma leitura muito mais fácil e melhor organizado.

Dagger: Um RPG para crianças com regras inspiradas nas primeiras versões do jogo de fantasia. Excelente para iniciar os pimpolhos no hobby.

Kids & Dragons: Um mine RPG inspirado em D&D com os mesmos princípios do Dagger mas feito por uma galera aqui do Brasil, o pessoal da Flying Ape.

Microlite74: Um versão minimalista do RPG original de 1974.

Epees & Sorcelerie: Um retro-jogo originalmente francês agora com uma versão em inglês, inspirado no D&D Original de 74 mas com diversas house-rules que o puxam para um jogo mais Sword & Sorcery.

Bluehome - Prentice Rules: Um retro-jogo inspirado no D&D Holmes de 78 que em breve terá uma versão completa.

Renegade: Um RPG completo inspirado nas primeiras versões do D&D com muitas ferramentas e utilidades para o Mestre de jogo.

Basic Fantasy RPG: Um retro-jogo inspirado no D&D da década de 80 com uma simplicidade fantástica e muito material de suporte!

Dark Dungeons: Um retro-clone consideravelmente fiel do Rules Cyclopedia do D&D Basic. Um livrão com regras para personagens até o 36º nível e muito material de jogo.

Old School Hack: Um jogo baseado nas regras do Basic D&D mas com uma levada mais cômica. Totalmente gratuito e muito divertido.

For Gold & Glory: Um retro-clone do AD&D 2ª Edição.

Mazes & Minotaurs: Inspirado por D&D, é um jogo que mostra como teria sido se a base fosse o antigo mundo e mitologias gregas.

Vikings & Valkyries: Um suplemento para jogos de aventuras nórdicas com Vikings para Mazes & Minotaurs.

Darker Dungeons: Versão modificada do Dark Dungeons. Ele implementa algumas simplificações e modificações ao jogo que era fiel ao Rules Cyclopedia. Curiosidade rápida: Personagens podem ser Lobisomens.

ZeFRS: Baseado no Conan RPG da TSR da década de 80. Um jogo completa para aventuras de fantasia pulp para você conquistar com sangue, suor e sandálias.

Mystery Men!: Do mesmo criador do Tales of the Space Princess, o Mystery Men! é um RPG inspirado no OD&D e nos quadrinhos de super-heróis.

Ancient Mysteries and Lost Treasures: Um jogo de aventura pulp no tempo moderno baseado no jogo de fantasia original. Gratuito, por enquanto.
Open D6:

Star Wars - Galactic Adventures: Um jogo feito de fã para fãs inspirado em Star Wars e nos jogos clássicos de Fantasia.

Blood & Bullets: Um retro-jogo ambientado no velho oeste.

Sabres & Witchery: Baseado nas regras originais, um jogo de caçadores de bruxas do século XVIII. Também gratuito.

Stone & Wood: Um retro-jogo baseado nas obras de Thomas Covanant. Gratuito.

Tombs & Terrors: Um retro-jogo de fantasia clássica baseado nas primeira versões de D&D mas com algumas regras alternativas e novas classes.

Wizards, Warriors & Wyrms: Baseado nas versões originais, esse RPG trás algumas modificações, e é muito bem organizado, além de ser gratuito.

Swords of Abandon: Um jogo baseado tanto no OD&D de 74, como no Empire of the Petal Throne de 75. Gratuito.

The Siege Perilous: Um jogo baseado no OD&D e com inspirações do jogo Ultima Age of Darkness.

Red Box Fantasy: Outra reimaginação do D&D Clássico, dividido em três livros (Jogador, Mestre, e Monstros.

Westwater RPG: Um jogo de fantasia no velho oeste inspirado na versão básico do D&D da década de 80.

Altus Adventum 2nd Edition: Um RPG Old School com raízes nas versão clássicas de D&D. Fantasia medievel clássica num livro completo e gratuito.

Dungeon Raiders: Um simples RPG Old School inspirado pelo jogo original para você começar a jogar rápido.


Mazes & Perils: Um retro-clone e expansão do D&D Basic de Holmes.

Bandits & Basilisks: Um RPG minimalista de fantasia medieval.

Dangers & Dweomers - Blue Book: Um jogo completo inspirado nas versões da década de 70 do Dungeons & Dragons, principalmente o OD&D e D&D Holmes.

Dungeon Slayers: Um RPG Old School muito simples mas com uma grande game de materiais de apoio.

Flying Swordmen RPG: Um RPG inspirado nas edições clássicas de D&D mas com a temática de uma China fantástica e artes marciais.

Talistantla: Um clássico RPG do início do Hobby, agora com todas as suas edições e muito material de apoio disponível gratuitamente na internet.

Searches of the Unknown: O minimalista dos minimalistas. Um RPG de uma página com tudo que você precisa e ainda diversos suplementos de uma página para você dar uma modificada no seu jogo.

Aventura & Magia: Um reto-jogo nacional inspirado no Microlite20 de fantasia clássica.

Marvel Super Heroes (TSR): O Classic Marvel Forever disponibiliza legalmente todo o material que saiu para o Marvel Super Heroes da TSR e muito mais coisas!]

Retrophaze: Um RPG Old School que simula jogos de RPG de 8-Bits!

Tragoedia RPG: Um RPG de fantasia baseado na mitologia grega que usa o sistema do Old Dragon.

Tragoedia RPG - Livro do Corifeu: O livro do Mestre do Tragoedia RPG.

Westward Basic: Versão PWYW do RPG de velho-oeste steampunk que utiliza uma versão alterada do saudoso sistema D6 da West End Games.

Microlite81 - Extended: Versão simplificada e estendida do Microlite baseado no D&D B/X.

Bem, por enquanto é só. Mas com certeza irei atualizar essa postagem com mais notícias de jogos gratuitos por aí. Por favor, contribuam com o que vocês conhecem!

P.S.: Alguns desses jogos estão na modalidade "Pay What You Want (PWYW)" e algumas pessoas podem não considerá-los gratuitos. Mas encarem dessa forma. Você os pega e os experimenta gratuitamente. Se gostarem, podem contribuir com o autor com algum valor ou comprar a versão impressa dos mesmo.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário