quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bruxos & Bárbaros - A confecção da Capa do Jogo Básico - Parte I

Como todo mundo sabe, o texto do Jogo Básico do Bruxos & Bárbaros está pronto. Ele, inclusive, está disponibilizado para download para quem quiser começar a jogar e se divertir em um mundo de Espada e Feitiçaria. Mas ainda falta colocar esse conteúdo em um documento mais apresentável, bonito e inspirador. Por isso, pelas próximas semanas, eu estarei trabalhando em ilustrações e no design do livro em si.

Para começar, depois de mais alguns meses sem pegar em um lápis, decidi partir logo para a capa do livro. Eu quero algo icônico que homenageie as origens do hobby mas que indique as características novas e da literatura de Espada e Feitiçaria que permeia o jogo. Sendo um "Jogo Básico" e inspirado na versão Básica do Jogo de Fantasia Original, nada mais natural de procurar nessas versões a inspiração para minha capa, não é?

Foi aí que me voltei para as capas do D&D Basic do Moldvay e de Holmes. São capaz simples, icônicas e que tem uma imagem forte e pregnante. Para um RPG que se construiu e nasceu com forte influência e inspiração nesses jogos, nada mais digno do que uma homenagem em forma de imagem a esses artistas. Erol Otus é um grande ilustrador que traz a magia e o estranho para a nossa imaginação. David Sutherland, por sua vez, foi outro grande ilustrador clássico das primeiras versões do D&D, sempre com imagens simples e fortes.

Com base nessas capas clássicas, comecei a compor uma ilustração que remetesse à capa do Erol Otus mas que trouxesse uma iconografia nova, própria das histórias de Espada e Feitiçaria. Uma feiticeira, um bárbaro, um arqueiro do oriente, serpentes, bruxo maligno, caveira e outras coisas. A composição inicial acabou ficando como vocês veem abaixo.


A partir dele, buscando referências e outras imagens que retratassem esses elementos em particular de forma como eu as imaginasse fui evoluindo o traço e os elementos da ilustração. Busquei por imagens de arqueiros turcos e turanianos, dançarinas de dança do ventre, bárbaros, gladiadores, botas de pelo de urso e outras pequenas coisas. Para completar, me inspirei em algumas imagens de Espada e Feitiçaria para montar melhor o cenário de fundo e, até agora, cheguei a isso aqui:


Acho que o traço está, praticamente, pronto. Agora vai vir a parte mais difícil. Voltar a pintar com aquarela depois de... sei lá... uns 5 anos parado, pelo menos. Desejem-me sorte.

Para descontrair: Enquanto isso, na comunidade do Bruxos & Bárbaros no Facebook...


Para acessar a página contendo todas as postagens do Bruxos & Bárbaros, clique aqui.

Para baixar o primeiro "Jogo Rápido" com regras para começar a jogar imediatamente, clique aqui. Quem quiser o texto do Jogo Básico, clique aqui.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário