sábado, 14 de junho de 2014

Acessórios - Ficha de Rumores e Certidão de Óbito

Me preparando para uma mesa de Dungeon Crawl Classics RPG para o Saia da Masmorra e sempre tentando fazer a experiência o mais divertida e envolvente possível para todos, decidi preparar alguns materiais acessórios. Além de traduzir as fichas do jogo (que são super legais e vou postar por aqui depois), queria algo a mais para atrair e divertir os jogadores.

Sendo um jogo Old School, decidi pegar duas coisas que são comuns a esse estilo e preparar algo que pudesse ser usado na mesa de forma divertida: fichas para rumores, que seriam passadas aos jogadores em segredo; e uma certidão de óbito para anotarem como seus personagens morreram (algo que costuma acontecer com um ou dois deles, principalmente se jogarmos DCC RPG). Aproveitei e fiz uma versão em português e uma em inglês para quem preferir.

As fichas de rumores servem para aquelas ocasiões em que você rolaria um dado para dizer o rumor que o personagem sabe, mas acaba tendo que falar o mesmo na frente de todo mundo e, então, todo mundo sabe. Assim, colocando todos os rumores em um saquinho, cada jogador pegaria o seu e escolheria se compartilha a informação, ou não, com seus companheiros.

Já a Certidão de Óbito é só de zoeira mesmo. Jogos Old School costumam ter uma mortalidade razoavelmente maior que os jogos de aventuras contemporâneos e, muitas vezes, os jogadores desse estilo de jogo se divertem com as situações das mortes de seus personagens. Alguns jogos, como o próprio DCC RPG, já assumem que isso é uma das partes divertidas do jogo e em uma aventura de nível 0, com cerca de 15 personagens na mesa, é provável que 2/3 deles morram até o final dela.

Bem, os links para download dos dois acessórios está abaixo, espero que curtam!

Fichas de Rumores (Português)
Rumors Sheet (English)

Certidão de Óbito (Português)
Death Certificate (English)

P.S.: Sim, é um símbolo do Magic. Não, eu não jogo Magic.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário