terça-feira, 3 de junho de 2014

Aventureiros do Mundo Perdido - Arquétipos - Parte V

Finalmente chegamos ao fim das postagens que apresentam os Arquétipos básicos do RPG Aventureiros do Mundo Perdido. Nesse jogo, os jogadores assumem o papel de personagens icônicos de histórias de aventura pulp, como o explorador destemido, o cientista louco, o soldado valentão ou até mesmo o monge de terras distantes em busca dos segredos da existência.

Até agora, apresentei seis Arquétipos: Caçador, CientistaEspião, EstudiosoExplorador, Mecânico, Médico e Místico. Hoje eu trago os dois últimos, o Monge e o Soldado. Dois combatentes com estilos bem diferentes e que dão a cada grupo habilidades únicas e personalidades fortes. Sem muitas delongas, segue abaixo o texto de cada uma dessas carreiras.

Monge

Este Arquétipo representa aqueles icônicos personagens que possuem uma grande habilidade marcial e disciplina, oriundos de ordens milenares. Esses indivíduos tem um talento para combate desarmado inacreditável, combinado com uma força de vontade incrível que os deixam beirando a barreira da credulidade. Em um grupo de aventureiros, Monges podem ser bastante úteis com suas habilidades marciais e agilidade surpreendente, conseguindo servir de batedores e combatentes ao mesmo tempo. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível de Monge é somado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que seus talentos nesse Arquétipo sejam relevantes, como em luta desarmada, manobras acrobáticas, concentração, disciplina e outras coisas que grandes artistas marciais seriam capazes de fazer.
  • Monges podem fazer ataques desarmados que causam 1d6 de dano e somam seu nível neste Arquétipo ao Dano. Além disso, eles são considerados armados mesmo sem portar armas.
  • Todo nível, incluindo o 1º, o personagem aprende uma Técnica nova que representa o treinamento intenso, tanto físico como espiritual que o Monge passa. Mais detalhes no capítulo Superciência, Técnicas e Poderes Mentais.
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco dentro da gama de habilidades pertinentes a esse Arquétipo e gozar de um Dado Positivo em todos os Tentes que o envolvam. Alguns exemplos podem ser uma Técnica específica, manobras acrobáticas, escalada, concentração e outras coisas.
Soldado

Este Arquétipo representa pessoas que tiveram um intenso treinamento de combate e técnicas militares. São membros de organização militares ou paramilitares, mercenários, caçadores de recompensas e outros tipos. Suas habilidades permitem que esses indivíduos utilizem armamentos pesados e com acesso restrito, assim como explosivos e tenham uma resistência e vitalidade maior que o normal. Em um grupo de aventureiros esses personagens são importantes devido à sua familiaridade com combates, sua resistência física e conhecimento sobre explosivos e técnicas de demolição. Um personagem com níveis nesse Arquétipo recebe os seguintes benefícios:

  • Seu nível em Soldado é adicionado ao valor de seus Atributos para todos os Testes em que seu treinamento militar, tático e de explosivos seja relevante, como em combates armados ou desarmados, atividades pesadas para o físico do personagem, manipulação de explosivos, resistência a dor e outras coisas.
  • Sua Vitalidade básica é aumentada em 2 pontos para cada nível neste Arquétipo, representando o treinamento físico e resistência desses indivíduos.
  • O seu nível em Soldado é adicionado a todas as jogadas de Dano envolvendo o uso de armas que utilizam.
  • A cada nível, o jogador pode escolher um foco entre as diversas técnicas e habilidades desse Arquétipo, gozando de um Dado Positivo em todos os Testes que o envolvam. Ele pode escolher, por exemplo, um tipo de armamento, combate desarmado, manipulação de explosivos, táticas de guerrilha e outras áreas pertinentes.

E isso é tudo relativo aos aspectos. Combinando os mesmo da maneira que preferir e fizer sentido no jogo, os jogadores poderão criar personagens únicos e variados sem muita complexidade.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário