domingo, 1 de junho de 2014

Fazendo sua Camisa de RPG - Old School Style

É óbvio que todo mundo gosta de vestir camisas com imagens, símbolos e dizeres que gostam. Quer queiramos ou não, camisas viraram um meio de comunicação. E qual é o nerd que não gosta de camisas nerds? O problema é que é bem difícil encontrarmos essas coisas por aqui no Brasil, né?

A situação piora quando você quer camisas de RPGs que você curte e quando os RPGs que você curte já não são tão "famosos" assim (que RPG que é famoso?). As poucas camisas que eu tenho com essa temática vieram de fora e, mesmo assim, foram difíceis de achar (as lojas que vendem essas coisas não mandam pra cá). Eis, então, que o pessoal da Goodman Games tem um programa de incentivo a mestres para que levem o jogo a eventos e lugares públicos e que você pode ganhar brindes (incluindo camisetas) dependendo de quantas sessões você legal ao longo do ano. O problema é que o frete fica proibitivo e é preciso avisar as mesas com 30 dias de antecedência (os encontros aqui pelo Rio de Janeiro não são anunciados com tanto prazo assim). Foi então que eu decidi: "vou fazer minha própria camisa do DCC RPG!". Afinal, nada melhor que uma camisa feita com as próprias mãos, no melhor estilo "Do it Yourself", para propagar um jogo Old School!

Essa postagem, então, vai ser para mostrar para vocês como eu fiz essa camisa e ensinar como vocês podem fazer a mesma coisa com imagens que vocês queiram ver estampadas em suas roupas! O processo é bem simples, embora possa ser um pouco trabalhoso.

Passo 1: Escolher a imagem para ser desenhada na camisa.

Essa parte foi fácil. Eu adorei a imagem que o Doug Kovacs (o ilustrador quase oficial do DCC RPG) fez para a fivela que é dada de prêmio para os mestres do World Tour.

Passo 2: Imprimir a imagem do tamanho adequado e colar ela em uma superfície lisa e sólida.

Eu, então, imprimi aquela imagem em uma folha A4 e colei em uma placa de MDF (mas você pode usar uma mesa tranquilamente, como já usei antes). Se você utilizar uma superfície transparente fica mais fácil ainda.

Passo 3: Prender bem a camisa por cima da imagem, de forma que você a possa enxergar pelo tecido.

Nessa situação, eu usei presilhas para fixar bem e deixar o tecido esticado, facilitando a visualização da imagem. Preste atenção para a localização da imagem na camisa. Você não vai querer um desenho torto e descentralizado (ou vai?).

Passo 4: Com uma caneta de tecido comece a traçar o desenho calmamente. Se preocupe com os detalhes depois.

Comece com os contornos e limites das imagens. Os detalhes são de difícil visualização. Recomendo deixar a imagem aberta no seu computador para usar como referência.

Passo 5:  Depois de traçar os contornos, vá detalhando a imagem.

Essa é a última parte, realmente. Aqui, uma referência visual ajuda bastante. Imprima duas folhas e consulte a cópia quando necessário!

Final: Agora é só tirar da placa e exibir, orgulhosamente, a sua camisa nerd!

Bem, é isso aí. Depois dessa experiência bem sucedida, estou pensando em como fazer um boné do DCC RPG e uma camisa do AD&D... hum... Quem vai tentar fazer alguma coisa?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário