segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Zines de RPG ainda existem!!!

Estamos no ano de 2014 e é inegável o impacto da tecnologia na nossa vida e no nosso hobby favorito. Os livros de RPG de hoje são, em sua imensa maioria, muito diferentes dos livros de 20, 30 anos atrás. Hoje é super comum o consumo de RPGs por PDF exclusivamente, algo impensável até pouco tempo. Antigamente o material de jogo era tão escasso e a produção de livros tão demorada e custosa que era comum que a comunidade fã de um jogo criasse publicações alternativas para ele.

Chamados de Zines, essas publicações amadoras traziam uma série de elementos para jogos criados por fãs dele mesmo. Imbuídos do espírito "Do it Yourself" (Faça Você Mesmo), pessoas criavam novas regras, aventuras, contos, monstros e todo tipo de coisa para seus jogos, imprimia em casa, xerocava, grampeava e vendia por um preço bem barato para a comunidade! Com o passar do tempo, no entanto, com a maior quantidade de livros sendo lançados, com blogs publicando coisas na internet, com os próprios arquivos eletrônicos, essa cena de Zines foi morrendo e desapareceu... Será?

Não é só de simular edições antigas de D&D que vive a OSR (Old School Renaissence), e a galara Old School está produzindo Zines! Igualzinho a como era no passado. Feito em casa, por fãs, cheio de coisas novas, criativas e divertidas para os jogos que eles mais gostam. Imaginem vocês que para o Dungeon Crawl Classics RPG já existem 4 zines periódicos diferentes (sem contar outras publicações pequenas no mesmo estilo isoladas). Isso mesmo! Acontece isso com outro RPG que vocês conhecem?

Pois é, e o melhor de tudo é que elas custam baratinho, mesmo para enviar aqui para Terra Brazilis, algo em torno de 5 a 6 dólares com frete e tudo! Tem aventuras novas, cenários, monstros, magias, itens mágicos, classes novas e uma porção de coisa expandindo o universo de jogo e trazendo novas ideias para você! Conheçam um pouco desses 4 Zines para Dungeon Crawl Classics RPG.

Crawl!: "Crawl!" foi o primeiro Zine lançado para o jogo e o que formou o padrão seguido pelos outros. Ele é uma publicação com um foco mais genérico, trazendo artigos gerais aplicáveis a campanhas típicas de fantasia pulp do DCC RPG. Nele temos classes novas (muito boas), aventuras (excelentes também), novos itens, novos monstros, armadilhas e tudo mais. Geralmente, cada edição é focada em algo em especial. Como uma edição de novas classes, uma de monstros (muito legal para você criar os seus), outra de tesouros e assim vai.

Crawljammer: O que esse nome lembra vocês? Além da óbvia referência a Crawl do nome do jogo, temos o "jammer" que me faz pensar em Spelljammer do D&D, né? E é mais ou menos isso aí. Dungeon Crawl Classics RPG no espaço com ficção científica pulp loucona! Novamente temos novas classes, magias, monstros, aventuras e muito mais! Tudo focando nesse cenário de fantasia científica pulp com monstros bizarros Lovecraftinianos.

Metal Gods of Ur-Hadad: Os autores desse fantástico Zine acreditam que o DCC RPG é o RPG mais Metal que existe e, sendo assim, criaram esse material para fornecer ainda mais elementos para quem quer jogar um jogo com clima de capas de disco de bandas de Heavy Metal. Cara! Que irado! Nele tem tudo o que você espera de um Zine mas com um foco bem louco e criativo! Sem contar que o +Adam Muszkiewicz, o +Wayne Snyder e os outros por trás dessa publicação são algumas das pessoas mais legais que você vai ter o prazer de conhecer!

Crawling Under a Broken Moon: Isso te lembra alguma coisa? Thundarr the Barbarian, meus amigos. O tema desse Zine é trazer para o Dungeon Crawl Classics RPG o clima de um jogo pós-apocaliptico fantástico dos desenhos do Thundarr. Magia, tecnologia, mutantes, ruínas de um mundo perdido. Tudo isso e mais nessa Zine sensacional!

Bem, e por aqui? Será que rolava a produção de um Zine Old School brasileiro? Hummm... Quem sabe, né?

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário