terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Como você conseguiu seu equipamento inicial?

Desde os primórdios do nosso hobby, é comum durante a criação dos personagens os jogadores receberem ma certa quantia de dinheiro para gastar e comprar seu equipamento inicial, como espadas, armaduras, mochila, cordas, tochas e todas aquelas coisas (não esqueçam da vara de três metros) que um aventureiro precisa em sua jornada.

Não há nada de errado em simplesmente pegar essa quantia, gastar ela da maneira que quiser, equipar seu personagem inteirinho e nem sequer pensar como tudo isso aconteceu. Agora, se você quiser dar um pouco mais de personalidade e história ao seu personagem, tornando-o mais interessante, você pode pensar em como realmente ele conseguiu todos esses itens. Muito dificilmente ele acordou um dia, tropeçou em um montinho no chão, cavou para ver o que era, achou 200 moedas de ouro e decidiu largar sua vida de fazendeiro de rabanete e se tornar aventureiro explorador de ruínas antigas. Outras possibilidades são mais prováveis e pensar nelas podem dizer um pouco sobre o histórico de seu personagem.

Herança: Alguma pessoa ligada ao personagem falece e ele é escolhido para herdar aquilo que era mais precioso para aquela pessoa: sua arma e armadura, seu grimório, suas ferramentas de ladrão, o livro sagrado de sua divindade e coisas do tipo. Isso nos faz pensar, inicialmente, no tipo de relação que o personagem tinha com aquela pessoa. Eram próximos ou não? Ele sabia sobre a existência desses objetos? Porque o falecido escolheu justamente o personagem para herdar tudo isso? Como os outros familiares reagirão quando souberem que o personagem foi o escolhido?

Presente: De certa forma similar à herança, mas o personagem recebe os itens de presente de alguém que está vivo e presente. Pode ser do mestre que ensinou tudo ao personagem, de um mago estranho que bate a sua porta, de um herói que ele admira muita, ou de qualquer outra pessoa que tenha um motivo para lhe dar este tipo de presente. Mas porque o herói foi presenteado com aquilo? Algo acompanhou o presente? Quem sabe um pedido, um mapa estranho, uma condição? Será que há outras pessoas que gostariam de ter sido presenteadas e agora ressentem o personagem?

Encontrado: Quem sabe o personagem não encontrou alguns desses itens por acaso e se viu compelido a deixar sua antiga vida para trás? Será que dentro de um poço em uma ruína próxima não há o esqueleto de um ex-aventureiro ainda com a armadura e suas armas intactas? Depois de anos morando em sua casa, não é que ele acha um alçapão que leva até um aposento de pedra cheia de livros antigos e estranhos? Existem diversas maneiras que um personagem pode acabar encontrando seus itens iniciais. Mas, além disso, será que algum desses itens traz com ele alguma maldição? Será que alguém, durante as jornadas do personagem, reconhecerá parte de seu equipamento como a de um grande e antigo amigo?

Aos poucos: O personagem conseguiu seu equipamento inicial aos poucos, ao longo de anos. Ele pode ter juntado moedas de cobre aos montes para comprar cada peça, quem sabe até usadas. Ou ele achou uma peça aqui, outra acolá, até juntar o seu equipamento inicial. Esse método pode combinar um pouco de todos os outros. Mas uma questão importante que é levantada é que ele, provavelmente, veio juntando o equipamento com a determinação de um dia se tornar um aventureiro. Porque essa escolha? Quando ele tomou essa decisão de se tornar um aventureiro?

Mistério: Esse é aquele método mais inusitado e que traz uma porção de questões que podem ser respondidas pelo mestre e pelo jogador em conjunto. O personagem pode ter um sonho estranho um dia em que uma pessoa desconhecida lhe fala sobre seu futuro como aventureiro e ao acordar encontra seu equipamento lhe esperando ao lado da cama. Ou então uma batida é ouvida em sua porta e quando ele atende apenas uma espada com runas antigas lhe espera.

E que tal uma tabela para você usar o seu d10 com várias ideias de como uma pessoas comum conseguiu botar as mãos no equipamento necessário para se tornar mais um aventureiro?
1. Seu pai, que você nunca conheceu, faleceu há pouco tempo e resolveu lhe deixar seus pertences mais preciosos, seu equipamento de aventureiro. Uma carta acompanho os pertences, falando sobre como ele espero que você siga seus passos.
2. Um tio distante que você viu apenas uma vez faleceu e mandou lhe entregar seus pertences. Acontece que seus filhos não gostaram nada disso e agora querem tomar de você sua herança. Por que será que seu tio resolveu lhe dar tudo isso?
3. Um parente que aparentemente era muito pobre deixou para todos os jovens da família uma espada e uma armadura, além de um mapa onde ele diz existir um grande tesouro que será daquela que conseguir encontrá-lo. Será que mais alguém aceitou essa missão?
4. Seu mestre, antes de desaparecer em uma jornada que ele não revelou os motivos, deixou uma carta para ser aberta 1 ano e um dia depois de partir. Nela, haviam algumas instruções estranha e a localização de um conjunto de objetos que agora você utiliza em suas aventuras.
5. Em uma competição entre diversos aspirantes, você ganhou um desafio para ganhar os itens mais valiosos que você possui. Assim, você ganhou a admiração e respeito de algumas pessoas, mas o ódio e a promessa de vingança de alguns competidores.
6. Um homem estranho, que você nunca viu, lhe entrega todo o seu equipamento inicial e diz que você tem um caminho longo a percorrer. Estranhamente, ele lembra muito você mesmo.
7. Perto de uma ruína onde você brincava e se escondia quando criança você encontra, debaixo de uma pedra, o que parece ser um esqueleto que possui um diário narrando aventuras e dilemas estranhos e a base de seu equipamento inicial.
8. Enquanto trabalhava na taverna, limpando o porão, você acha um fundo falso onde estão guardados os itens que compuseram seu equipamento. Quem guardou aquilo ali e porque fez isso?
9. Em um sonho profético você se vê caminhando em uma estrada de pedra antiga até encontrar um túmulo coberto de vinhas onde você encontrar um espírito que te conta tudo sobre sua vida e de como você deveria continuar sua missão. Para sua surpresa, em uma viajem recente, você encontra exatamente esse túmulo e lá dentro todo o seu equipamento principal.
10. Desde criança você sonhava em ser como os heróis das antigas lendas e foi, aos poucos, conseguindo seu equipamento. Até que, hoje, finalmente, você conseguiu a última parte que faltava. E agora?
É isso aí gente. Aproveitem e vão gerando outras ideias e divida conosco. O dinheiro inicial para comprar equipamento é apenas um solução mecânica a uma questão narrativa e não, necessariamente, reflete a realidade do jogo.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário