sábado, 30 de agosto de 2014

Jogo Favorito na GENCON - #RPGaDay

Voltando com mais um post temático do BlogFest #RPGaDay, dessa vez para falar sobre o jogo favorito que joguei na GENCON de 2014. Por incrível que pareça, não acho que cheguei a jogar muitas coisas (joguei mais RPGs mesmo, Star Wars D6, AD&D 1st Edition e DCC RPG). Dungeon Crawl Classics RPG eu joguei bastante (sempre que eu podia), mas era um tanto difícil arrumar outras mesas, já que a procura é muito grande.

Mas querem saber? Talvez tenha sido melhor. As melhores mesas que eu joguei foram as não planejadas. A mesa de Star Wars D6 que eu comprei Ticket foi HORROROSA! Foi um exercício de paciência ficar até o final dela. Railroading total e só uma desculpa para o mestre mostrar o quão insignificantes nos éramos e o quão fodas eram os NPCs e os personagens da campanha dele.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Minha Melhor Compra na GENCON - #RPGaDay

Que loucura foi essa GENCON, gente. Tantas coisas para comprar, tanto "stand" para visitar, tantos jogos para jogar... Você fica maluco! Eu, provavelmente comprei mais do que devia mas encontrei tanta coisa legal que não tive como resistir. De maneira geral, os preços estavam legais. As editoras vendiam seus livros pelo preço de capa, em sua maioria, com alguns pacotes promocionais se você levasse vários livros da mesma linha. De qualquer forma, pelo menos do frete você estava livre e de quebra tinha autores lá para autografar os manuais.

Mas, além disso, havia lojas com "stands" lá e um leilão de livros usados. Aqui estavam os verdadeiros achados e relíquias, especialmente para quem curte uma velharia, como eu. Encontrei coisas sensacionais como o D&D Basic do Holmes de 77, o Boxed Set do Hollow World para D&D Classic, a caixa do DCC #35 - The Known World, Ultimate Toolbox, Buck Rogers RPG, Boot Hill e tantas outras coisas. Queria eu ter dinheiro para levar tudo o quê eu achei mas tudo bem. Eu encontrei algo extremamente valioso para mim e por um preço sensacional!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A Morte mais Memorável de um Personagem - #RPGaDay

Tirando o atraso das postagens do #RPGaDay! Vamos lá! Morte memorável de um personagen... Bem, isso é difícil de se falar quando você, praticamente só mestra e, das poucas vezes que joga, quase nunca joga RPGs em que os personagens costumam morrer (não por opção). Mas nessa GENCON 2014, eu tive bastante oportunidade para corrigir isso e tive um personagem com uma morte gloriosa e divertidíssima!

+Harley Stroh, autor de fantásticas e loucas aventuras como Sailors of the Starless Sean, Frozen in Time e Peril on the Purple Planet, ficou responsável por conduzir um Tournement de DCC RPG na GENCON. O desafio era sobreviver o maior número de encontros possível. Só tem um detalhe: A aventura era um grande "Funnel" de nível zero, só que cada jogador só controlava um personagem de cada vez (ao invés dos 3 ou 4 de costume). Cada um sendo uma pessoa comum, raramente com algum atributo especial, tendo que contar apenas com a sorte dos dados e a esperteza para sobreviver nos Seven Pits of Sezrekan!

sábado, 23 de agosto de 2014

Um RPG Antigo que eu ainda Jogo - #RPGaDay

Fala, galera! Desculpem pelo sumiço. Estou viajando e arrumar tempo para parar e escrever algo é realmente um desafio. Passei uns 4 dias na GENCON em Indianápolis e agora estou passeando em Nova Iorque. Nem conto pra vocês a quantidade de "loot" RPGístico estou trazendo comigo. Mas deixo isso para outra postagem.

Tentando tirar o atraso, venho hoje falar sobre um RPG das antigas, bem velhinho que eu ainda jogo. Aliás, joguei ele na GENCON, inclusive, com um DM muito legal e uma mesa com mais 7 pessoas, inclusive o amigão +Gabriel Perez Gallardi. O jogo é o Advanced Dungeons & Dragons 1st Edition, escrito por Gary Gygax e publicado a partir de 1979. Na minha opinião, uma das melhores versões de D&D já feitas. O texto escrito por Gygax é fantástico e bastante inspirador.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O RPG mais Esquisito que tenho - #RPGaDay

Voltando ao cronograma do #RPGaDay, hoje é dia de falar sobre o RPG mais esquisito que a gente tem. Mas o que a gente poderia classificar como esquisito? Algo estranho e fora do normal, como um RPG em que você joga com gatos domésticos que defendem os humanos de criaturas sobrenaturais? Ou algo baseado em Weird Fiction, como bárbaros de um mundo de fantasia explorando naves espaciais antigas criadas por criaturas ancestrais? Bem, por via das dúvidas, eu vou falar um RPG para cada uma dessa hipóteses!

O primeiro deles é o RPG "Cats" do John Wick, em que os jogadores são gatos domésticos responsáveis por defender seus humanos de criaturas sobrenaturais e terríveis que os assolam sem que eles percebam. É um jogo simples e divertidíssimo e, afinal, quem não gosta de gatos? Eu fiz uma resenha completa desse jogo aqui, então podem ir conferir!

Minha Ficção baseado em Jogo Favorita - #RPGaDay

Continuando um dia atrasado (Dia dos Pais, preparativos para viagem), venho hoje falar sobre o 10º tema do Blogfest #RGPaDay criado pelo blog AutoCratik! Qual é a minha história de ficção favorita baseada em RPG? Bem, isso é um tanto difícil, já que eu quase nunca leio ficções baseadas em jogos, preferindo ler as histórias que serviram como base para os mesmos, como os livros do Appendix N.

A minha primeira reação ao tema foi a de falar que a minha ficção favorita baseada em jogos são as próprias aventuras que a gente joga. Eu ia citar as "Crônicas da Terceira Era" que eu escrevi baseadas na campanha de The One Ring que eu mestrei semanalmente por um ano. Foi uma das minhas campanhas favoritas mas, cá entre nós, eu não sou um grande escritos. Sendo assim, eu tentei me esforçar para tentar lembrar de algum livro que eu tenha lido baseado (diretamente) em algum RPG.

domingo, 10 de agosto de 2014

Meu Conjunto de Dados Favoritos - #RPGaDay

Opa, me atrasei um pouco no Blogfest do #RPGaDay mas hoje eu compenso com duas postagens. O tema desta será o meu conjunto de dados favoritos e, gente, eu sou fissurado por dados! Aliás, quem não é? Eu tenho centenas deles e se vejo um conjunto legal, acabo comprando mesmo sem precisar. É foda, é uma doença, sei lá! Mas eu adoro dados.

Fiquei pensando muito tempo em qual conjunto escolher. A primeira ideia seria pegar um conjunto de dados de um jogo que usa dados especiais e diferentes. A primeira ideia, obviamente, foi escolher os dados loucões do Dungeon Crawl Classics RPG. Dados de 3, 5, 7, 14, 16, 24 e 30 faces! Eu realmente gosto deles e adorei ter um jogo que me introduziu, novamente, a dados que eu não conhecia, como a primeira vez que joguei RPG. Mas eu não acho que eles sejam, realmente, os meus favoritos. Eu gosto bastante de usá-los, mas eu não tenho nenhum conjunto muito legal deles (o que está prestes a mudar).

sábado, 9 de agosto de 2014

Meu Personagem Favorito - #RPGaDay

Hoje é um dia complicado no Blogfest #RPGaDay. Tenho que fazer uma postagem sobre o meu personagem favorito mas eu sou, praticamente, sempre o mestre dos jogos. De vez em quando eu jogo uma mesa ou outra por aí mais isso é raro e geralmente se trata de um jogo "One Shot". Sendo assim, vou ser obrigado a trapacear nessa brincadeira e citar um personagem do qual gosto muito e tem muita influência nos meus jogos de RPG, mesmo não sendo meu.

Obviamente, meu personagem favorito é o Conan de Robert E. Howard! Ao contrário do que muitos pensam, se baseando em algumas caracturas desse personagem representadas em filmes e revistas, Conan está muito longe de ser um bárbaro forte e burro. Ele é um dos personagens mais complexos e intrigantes que eu já conheci e, com certeza, ele serve como inspiração para os meus jogos até hoje.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O RPG mais Intelectual que eu tenho - #RPGaDay

É engraçado como a gente acha que vai ter bastante tempo livre para fazer um monte de coisas nas férias. Parece que eu tenho menos tempo do que quando estou trabalhando normalmente. Enfim, voltando às postagens do #RPGaDay, hoje é dia de falar sobre o RPG mais intelectual que a gente tiver. Algo um pouco subjetivo, mas eu acho que tenho algo que se encaixa muito bem.

O jogo se chama Empire of the Petal Throne, escrito por M. A. R. Barker e publicado pela TSR em 1977. O sistema de jogo, como todos dessa época, é derivado do Original Dungeons & Dragons mas com modificações e interpretações próprias. Mas o que o qualifica como o RPG mais intelectual que eu tenho não é bem suas regras, mas seu cenário, que é parte integral do jogo e que o torna tão cultuado por aí. Segundo as próprias palavras de Gary Gygax, é o "mais grandioso cenário de fantasia já criado".

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Um RPG favorito que eu quase nunca jogo - #RPGaDay

Queria pedir desculpas por quase não ter feito, esse mês, postagens que não sejam do Blogfest #RPGaDay, mas é que estou me preparando para ir para a GENCON e as coisas estão um pouco enroladas aqui. Mas as postagens não vão parar e já estou escrevendo uma resenha da 1ª Edição do Gamma World (que é fantástica!). Hoje, depois de falar sobre o RPG mais Old School que eu tenho, falarei de outro que eu gosto muuuiiito mas quase nunca joguei.

O nome dele é Dragon Warriors e é um rival britânico do D&D. Mas não se engane ele não parece tanto com D&D assim, fora o fato de existir magia, espadas mágicas e monstros. O cenário e o clima do Dragon Warriors é bem mais adulto e sombrio. Ao contrário do que é facilmente percebido lendo o Jogo de Fantasia Original, a influência de Tolkien no Dragon Warriors, se existe, é praticamente irreconhecível. O jogo parece muito mais influenciado pelos livros de Espada e Feitiçaria e Ficção Histórica.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Meu RPG mais Old School - #RPGaDay

Vamos para a quinta postagem do Blogfest #RPGaDay! Cada dia um tema diferente para falarmos sobre nossa vida RPGística. Ontem mostrei aqui minha última aquisição, o Warriors of the Red Planet, um RPG de Sword & Planet baseado no jogo de fantasia original de 1974. Hoje, vou falar exatamente desse jogo original.

O meu RPG mais Old School, obviamente, é o primeiro RPG publicado, o Dungeons & Dragons de 1974, escrito por Gary Gygax e Dave Anerson! Eu, infelizmente, não tenho a caixa original e nem suas reimpressões da época, mas tenho a edição de colecionador lançada recentemente pelos Magos da Costa. Apesar disso, ela é bem fiel aos livrinhos originais, contendo toda a idiossincrasia deles. Essa edição, inclusive, veio com quase todos os suplementos que foram lançados oficialmente para o jogo original, faltando apenas o Chainmail (que era usado como base das regras de combate do jogo) e o Swords & Spells (que substituia o Chainmail). Mas eu comprei os dois em separado (esses são originais, lá da década de 70).

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O Último RPG que Comprei - #RPGaDay

E vamos a mais uma postagem do Blogfest #RPGaDay. Depois do dia sobre o primeiro RPG que eu comprei, agora é hora de falar sobre minha última aquisição RPGística. Para facilitar as coisas, assumi como minha última compra o último livro a chegar aqui em casa (já que eu já comprei uma porção de outros livros depois disso em pré-vendas, financiamentos coletivos e essas coisas, só que nada aqui comigo).

Faz alguns dias que, finalmente, eu botei minhas mãos no "Warriors of the Red Planet" (Guerreiros do Planeta Vermelho), um RPG baseado na versão original do Dungeons & Dragons (OD&D de 1974) só que inspirado, principalmente, nas histórias de Barsoom de Edgar R. Burroughs (embora haja alguma influência de outros escritores de Sword & Planet). Ou seja, é um jogo baseado na mais tradicional das regras de RPG, ainda bem cruas e simples, ambientado em um mundo morimbundo, de civilizações antigas e perdidas, onde selvagens vagam pelos desertos e um homem (ou mulher) podem fazer a diferença.

domingo, 3 de agosto de 2014

O Primeiro RPG que Comprei - #RPGaDay

Mais um dia do Blogfest #RPGaDay com relatos sobre a nossa vida RPGística e, hoje, é dia de falar sobre o primeiro RPG que eu comprei. O que é um pouco complicado. Vou assumir que devo falar sobre o primeiro RPG que eu comprei com o meu próprio dinheiro e não o primeiro que eu ganhei, pois aí falaria, novamente, sobre o D&D da Caixa Preta (o primeiro que mestrei).

Pois bem, foi no ano 2000 (até esse ponto, basicamente, eu enchia a paciência dos meus pais para eles comprarem os livros pra mim), quando lançou a terceira edição do Dungeons & Dragons (que deixava de se chamar Advanced Dungeons & Dragons). Eu, ingenuamente acreditando naquele mote "new is always better", vendi meus livros do AD&D 2ª Edição e comprei os da recem lançada 3e. Naquela época, os livros não foram lançados todos ao mesmo tempo (como aconteceu com a 3.5 e a 4e) e eu tive que ir vendendo coisas aos poucos para ir comprando eles.

sábado, 2 de agosto de 2014

O Primeiro RPG que Mestrei - #RPGaDay

Continuando o Blogfest #RPGaDay do AutoCratik, hoje é dia de falar sobre o primeiro RPG que eu mestrei. Isso foi lá para 94 ou 95 também, pouco depois das minhas primeiras aventuras com Tagmar. Ouvindo falar, falsamente, que Tagmar era só uma cópia de D&D, eu quis conhecer e jogar esse "RPG dos RPGs" e consegui convencer meus pais a comprar aquela caixa preta da Grow, com um dragão vermelho na capa.

Aquele, talvez, tenha sido o presente mais legal que eu ganhei em toda minha vida. Eu era uma criança, com uns 10/11 anos e estava ganhando uma caixa gigante, com uma ilustração super irada na capa que fazia a imaginação voar a mil quilômetros por hora! O que será que vinha lá dentro? Muita coisa!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Primeiro RPG que Joguei - #RPGaDay

Nesse mês de Agosto eu entro de férias e eu tenho muitos planos (terminar a capa do Jogo Básico do B&B, diagramar essa desgraça e aproveitar muito a minha ida a GENCON e aos EUA). Sendo assim, não sei se terei tanto espaço para fazer postagens mais elaboradas, criativas e "produtivas" para o blog como eu tento fazer (mas nem sempre consigo, eu sei).

Por isso resolvi entrar na brincadeira do #RPGaDay proposta pelo blog AutoCratik, onde, a cada dia desse mês, jogadores postariam em seus relatos sobre os vários "mini-temas" relacionados às suas experiências RPGísticas. O tema do primeiro dia, é o primeiro RPG que você jogou, no meu caso Tagmar, o primeiro RPG Nacional.

Esquema de Aventura - O Culto ao Príncipe do Abismo

Há algum tempo, eu publiquei aqui no blog um artigo sobre como preparar aventuras com anotações rápidas e essenciais, deixando as coisas bastante abertas e livres para improvisação e interação com os jogadores da maneira que eles quiserem abordar. E foi com esse tipo de preparativos que eu comecei a desenvolver a minha campanha de Bruxos & Bárbaros (falei sobre isso neste post).

Como os meus jogadores já passaram por essa aventura (embora consequências dela ainda estão em desenvolvimento no cenário), achei que seria legal postar o que eu preparei dela por aqui, já que outras pessoas podem usá-la. Eu ainda pretendo, um dia, transformá-la em um módulo mais completo e tudo mais (quem sabe até tentar publicar em um PDF legalzinho), mas isso ainda vai demorar. A premissa inicial é bem básica: Em uma cidade grande, um culto a uma entidade do Abismo, um demônio, começa a se espalhar entre os nobres e poderosos, levando os mesmo a usar seu poder e influência para conseguirem o que querem, até que um deles resolve "sair" e busca ajuda de fora.