Bruxos & Bárbaros

Essa aqui é a página dedicada ao RPG Bruxos & Bárbaros, um jogo "Old School" de Espada e Feitiçaria. Esse jogo está sendo desenvolvido por mim, Diogo Nogueira, e meu amigo Felipe "Caos em Belmonte" Pep. Ele busca trazer um jogo ao mesmo tempo familiar aos jogadores de RPGs clássicos, como o jogo de fantasia original, e único, com elementos novos, maior flexibilidade, participação narrativa dos jogadores e um universo baseado em literatura fantástica pulp de espada e feitiçaria, inspirado nos contos de Robert E. Howard, Lin Carter, Clark Asthon Smith e outros. Há ainda alguma influência do horror sobrenatural de H. P. Lovecraft, com seus seres alienígenas além da compreensão humana e outros males que o homem jamais deveria conhecer.

O jogo em si é inspirado nas edições mais clássicas do RPG de fantasia original, mas possui diversas modificações que o torna diferente, único, e apropriado ao tipo de cenário e narrativa ao qual pretendemos que ele se enquadre. Elementos de novos jogos que achamos apropriados também serão incorporados, adaptados e enquadrados no jogo, fornecendo novas possibilidades e horizontes. Como disse, esse jogo será ao mesmo tempo familiar e único.

No momento, estamos com uma boa base já escrita sobre as regras, definimos o que queremos para alguns detalhes, definimos como funcionará a resolução de ações, os testes de atributos, as culturas (que são como as raças de personagem). Atualmente, trabalhamos com as classes de personagem, que serão 9, inicialmente: Guerreiro, Bárbaro, Sacerdote, Druida, Xamã, Ladrão, Explorador, Feiticeiro e Bruxo. Embora com nomes familiares, elas não serão exatamente como vocês se lembram delas, mas isso vocês verão em breve, por aqui.

Aliás, isso é outra característica que queremos que o Bruxos & Bárbaros possua. Nada deve ser exatamente como você está acostumado. Nós nos inspiraremos nos contos originários do gênero de Espada e Feitiçaria (que, aliás, não tinham essa classificação). Naquela época, não se tinha nada estabelecido como um elfo era, como um orc se parecia, ou como funcionava a magia e itens mágico. Nós queremos trazer de volta o mistério, o inusitado, o surpreendente. Espero que consigamos fazer isso.

Enfim, essa página estará em constante atualização. Sempre trazendo alguma novidade ou informação nova para dividir com vocês sobre esse nosso projeto. Abaixo está a lista de postagens com uma breve descrição sobre o que cada uma trata.

Bruxos & Bárbaros - O Começo da Jornada: O post original, que anunciou o projeto, seus objetivos, suas características mais marcantes. Enfim, fala um pouco de tudo sobre o jogo, fazendo uma introdução.

Bruxos & Bárbaros - Porque um Sistema Próprio?: Uma postagem falando das razões pelas quais decidimos criar um sistema próprio ao invés de simplesmente um cenário para outro RPG, além de falar um pouco sobre como faremos isso.

Bruxos & Bárbaros - Conceitos Iniciais: Aqui falamos dos conceitos por trás do jogo e do cenário de campanha. Coisas como nível de magia, monstros, personagens, deuses, culturas.

Bruxos & Bárbaros - Personagens dos Jogadores: Nessa postagem falamos sobre como serão os personagens dos jogadores no Bruxos & Bárbaros. Culturas, classes, alinhamentos, equipamentos, atributos e outras coisas.

Bruxos & Bárbaros - Atributos: Uma postagem falando sobre os seis atributos básicos dos personagens desse RPG, que são: Força, Agilidade, Vigor, Intelecto, Personalidade e Sorte.

Bruxos & Bárbaros - Perguntas e Respostas: Uma série de perguntas e respostas sobre o jogo, desde coisas simples como se o Bruxos & Bárbaros é um Retroclone até perguntas sobre o funcionamento do sistema de magia.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Parte I: Primeiro artigo falando sobre as culturas iniciais disponíveis aos jogadores, além da apresentação de duas delas: os Sartarians e os Ravinai.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Parte II: Continuando a descrição das culturas com os Ungawa e os Solsonnir.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Parte III: Apresentação das culturas dos Eleanos e dos Rumânicos.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Parte IV: Informações sobre as culturas dos Arthasianos e Athiggnus, os dois povos sem lar de Anttelius.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Parte V: Última parte da série sobre culturas, descrevendo os Kollichianos e os Onghkeseanos.

Bruxos & Bárbaros - Símbolo: Uma apresentação e análise da imagem proposta como símbolo do jogo.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria: Um olhar sobre o funcionamento do sistema de magias no Bruxos & Bárbaros.

Bruxos & Bárbaros - Cenário - Um pouco de História: Nessa postagem falamos um pouco da história do mundo de Anttelius, a Terra Antiga.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Bárbaro: Apresentação da classe Bárbaro, suas habilidades e características.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Bruxo: Apresentação da outra classe icônica do jogo, os Bruxos. Feiticeiros que conseguem seus poderes com acordos com entidades das Trevas.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Ladrão: Trazendo a visão do Bruxos & Bárbaros dessa classe clássica.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Sacerdote: A classe de personagem dos homens santos de Anttelius, onde os deuses são caprichosos e imprevisíveis.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Explorador: Conheça o aventureiro que desbrava territórios esquecidos, redescobre caminhos perdidos, e encontra tesouros ancestrais.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Guerreiro: Apresentando o clássico guerreiro, o Mestre da arte da Guerra.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Feiticeiro: Uma das classes mais icônicas dos jogos de fantasia. Conheçao feiticeiro de B&B, aquele que fere a realidade com sua vontade.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Druida: Os Druidas de Anttelius são aqueles que cultuam e manipulam as forças primais do universo: A Vida, a more, e os Elementos!

Bruxos & Bárbaros - Classes - Xamã: Xamãs de B&B são aqueles que conseguem caminhar entre os mundos espirituais e materiais livremente.

Bruxos & Bárbaros - Ilustração - Feitiçaria: Uma amostra do que está por vir nas artes do Bruxos & Bárbaros!

Bruxos & Bárbaros - Vida e Morte: Uma olhada para o sistema de ferimentos, pontos de vida, morte e recuperação do jogo.

Bruxos & Bárbaros - Testes e Resolução de Ações: Uma postagem falando um pouco sobre os diversos tipos de ações.

Bruxos & Bárbaros - Monstros: Um artigo sobre como serão os monstros de B&B e uma visão sobre os elfos em Attelius.

Bruxos & Bárbaros - Armas, Armaduras, e Equipamento Geral: Uma breve apresentação, com descrição de novas regras, dos equipamentos típicos para os aventureiros em Attelius.

Bruxos & Bárbaros - Exploração: Uma amostra do texto do "Jogo Rápido", do qual tratamos de um dos principais temas do jogo: Exploração.

Bruxos & Bárbaros - Combate: Entenda como vai funcionar os combates no Bruxos & Bárbaros, quem sabe você não aprende a sobreviver a eles.

Bruxos & Bárbaros - Entendendo a Ficha de Personagem: Apresentação e uma visão geral da configuração da Ficha de Personagem do jogo.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte I: Apresenta uma visão mais detalhada do sistema de magias do B&B.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte II: Traz alguns feitiços da classe dos Sacerdotes, os eclesiastas do B&B.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte III: Dessa vez mostrando alguns feitiços dos Druidas, aqueles que conseguem manipular as forças primais do universo.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte IV: Trazendo feitiços iniciais da classe dos Xamãs, os homens que ficam entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte V: Apresentação de algumas magias dos Feitiçeiros, os conjuradores estudiosos que aprendem os segredos e as verdades do universo.

Bruxos & Bárbaros - Feitiçaria em Anttelius - Parte VI: Traz uma lista de feitiços iniciais para a classe dos Bruxos, os conjuradores das Trevas.

Bruxos & Bárbaros - Capa do Jogo Rápido: Aqui eu apresento a ilustração da capa do Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros e explico um pouco a sua concepção.

Bruxos & Bárbaros - Jogo Rápido - O Crânio de Tuhan - Baixe Já!: Nessa postagem eu libero oficialmente o Jogo Rápido do Bruxos & Bárbaros para qualquer um baixar.

Bruxos & Bárbaros - Geração de Atributos e Augúrio: Começo a apresentar as regras para criação de personagens, com a geração de atributos e sorteio do augúrio.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Arthasianos: Descrição completa da cultura dos filhos de Arthasia, os Homens Comuns.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Athiggnus: Apresentação completa da cultura dos Athiggnus, os nômades supersticiosos de Anttelius.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Eleanos: Descrição completa da cultura dos Eleanos, o povo mais civilizado e desenvolvido de Arthasia, porém em plena decadência.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Kollichianos: Uma cultura que veio do leste trazendo as palavras da Rainha-Profetiza Silaya apoiada em um poderio militar.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Ongkheseanos: Apresentação dos Ongkheseanos, o povo místico e estranho do oriente, que acredita na predestinação de cada indivíduo.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Ravinai: O povo pirata de Anttelius, vindo de outro mundo para escapar de seus inimigos.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Rumânicos: Descrição do povo bárbaro e selvagem das estepes geladas, onde a vida é uma grande provação.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Solsonnir: Os nobres e sanguinários guerreiros do norte gelado, adoradores dos Deuses do Sol e da Lua.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Ungawa: Apresentação do texto para a cultura dos homens selvagens das selvas de Yuzul.

Bruxos & Bárbaros - Culturas - Zartarianos: Os descendentes perdidos dos Reis-Bruxos de outrora. Uma culta que vive a sombra de seu passado.

Bruxos & Bárbaros - Complicações dos Personagens: Apresentação da regra de Complicações para deixar os personagens mais interessantes e encaixá-los no mundo.

Bruxos & Bárbaros - As influências de H. P. Lovecraft: Nessa postagem falo um poucos das influências da literatura de horror de Lovecraft no mundo de Anttelius e no jogo do Bruxos & Bárbaros.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Guerreiro: Primeira revisão e texto completo da classe Guerreiro, o combatente tático e civilizado.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Bárbaro: Descrição completa da classe Bárbaro revisada. Conheça os selvagens e instintivos bárbaros do B&B.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Ladrões: Continuando as revisões e divulgações dos textos completos das classes. Ladrões, os clássicos assaltantes de tumbas.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Exploradores: Os Exploradores ganham também sua revisão e texto completo onde exploramos todas as suas habilidades no mundo selvagem de Anttelius.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Sacerdotes: Texto completo da revisão do Sacerdote com habilides até o 12º nível.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Druidas: Revisão da classes dos Druidas, os conjuradores das forças primais de Anttelius.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Xamãs: Aqueles que vivem entre o mundo espiritual e material também tiveram suas habilidades revisadas.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Feiticeiros: Texto completo da revisão e expansão da classe Feiticeiros de Bruxos & Bárbaros.

Bruxos & Bárbaros - Classes - Bruxos: Revisão e expansão da última classe do Jogo Básico de Bruxos & Bárbaros, os Bruxos, claro.

Bruxos & Bárbaros - Alinhamentos: Descrição da função dos alinhamentos dentro do jogo e o que eles representam no Bruxos & Bárbaros.

Bruxos & Bárbaros - Aspectos: Uma postagem completa com explicação mais profunda sobre a função dos Aspectos dentro do jogo.

Bruxos & Bárbaros - Milagres de 1ª Grandeza de um Sacerdote: Divulgação da lista de magias de 1ª Grandeza dos Sacerdotes.

Bruxos & Bárbaros - Milagres de 2ª Grandeza de um Sacerdote: Continuação da lista de magias do Sacerdote, agora com as de 2ª Grandeza.

Bruxos & Bárbaros - Milagres de 1ª Grandeza de um Druida: As 10 magias básicas da classe dos Druidas com descrição completa de cada uma.

Bruxos & Bárbaros - Milagares de 2ª Grandeza de um Druida: Mais 10 magias de 1ª Grandeza para os Druidas, os controladores das forças elementais.

Bruxos & Bárbaros - Milagres de 1ª Grandeza de um Xamã: Lista com as 10 primeiras magias que um Xamã aprende de seu ancião.

Bruxos & Bárbaros - Milagres de 2ª Grandeza de um Xamã: Descrição de mais 10 magias, dessa vez de 2ª Grandeza para a classe dos Xamãs.

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 1ª Grandeza de um Feiticeiro: Chega a vez dos Feiticeiros terem a listagem das magias iniciais deles.

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 2ª Grandeza de um Feiticeiro: Mais 10 magias para a classe dos Feiticeiros, sendo essas de 2ª Grandeza.

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 1ª Grandeza de um Bruxo: As 10 primeiras terríveis magias dos conjuradores mais sinistros do B&B, os Bruxos.

Bruxos & Bárbaros - Feitiços de 2ª Grandeza de um Bruxo: Os 10 feitiços de 2ª Grandeza dos Bruxos de Anttelius.

Bruxos & Bárbaros - Especial "Roube como um Artista": Uma postagem em que eu falo das mais diversas influências que tive no Bruxos & Bárbaros dos jogos de RPG que mais gosto.

Bruxos & Bárbaros - Recompensas - Pontos de Experiência: Uma postagem falando sobre como é distribuído os Pontos de Experiência no jogo.

Bruxos & Bárbaros - Subindo de Nível: Esse artigo fala sobre todo o processo de evolução do personagem, que em Bruxos & Bárbaros faz parte da experiência do jogo e de criar histórias.

Bruxos & Bárbaros - Recuperando Pontos de Sorte: Aqui eu falo um pouco sobre como recuperar ou ganhar mais pontos de Sorte, um recurso valiosíssimo para um aventureiro de Espada & Feitiçaria.

Bruxos & Bárbaros - Premissa da Aventura "A Cidadela de Outrora": Aqui eu falo um pouco da aventura de 2º nível que virá com o Jogo Básico, onde uma cidadela antiga ressurge no mundo milhares de anos depois.

Bruxos & Bárbaros - 10 coisas que você precisa saber sobre Anttelius: Um post que fala um pouco sobre como é um mundo de Anttelius, o cenário básico do Bruxos & Bárbaros.

Bruxos & Bárbaros - Gerador de Aventuras - Revisado e Expandido: Há alguns meses eu criei um gerador de aventuras de Espada e Feitiçaria e agora o expandi e o incorporei no texto do meu jogo.

Bruxos & Bárbaros - Atualização e Texto do Jogo Básico para download: Informações sobre o progresso do projeto e o texto integral do Jogo Básico para download!

DOWNLOADS
Bruxos & Bárbaros - Jogo Básico (Texto) - Documento em texto com todas as informações para começar a jogar e regras para personagens até o 4º nível, além de 2 aventuras prontas. Ainda na versão só texto.
Bruxos & Bárbaros - Ficha de Personagem - Ficha para anotar as estatísticas e características de seu personagem.
Jogo Rápido - O Crânio de Tuhan - Introdução ao RPG Bruxos & Bárbaros com regras essenciais e uma aventura pronta. Esse arquivo é um "zip" com o livreto de regras, aventura, e todas as fichas de personagens prontos. Abaixo, você pode baixar cada arquivo indivudualmente:
Bruxos & Bárbaros - Jogo Rápido (Livreto de Regras)
Bruxos & Bárbaros - Athiggnu Explorador
Bruxos & Bárbaros - Rumânico Bárbaro
Bruxos & Bárbaros - Eleano Sacerdote
Bruxos & Bárbaros - Kollichiano Guerreiro
Bruxos & Bárbaros - Ongkheseano Feiticeiro
Bruxos & Bárbaros - Ravinai Ladrão
Bruxos & Bárbaros - Zartariano Bruxo
Bruxos & Bárbaros - Solsonnir Druida
Bruxos & Bárbaros - Ungawa Xamã

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, cara!
    Aguardando pela versão fast play!

    ResponderExcluir
  2. Diogo,

    Organize seu sistema e deixe ele com nível máximo 10 (eu li que você iria deixar no nível 12).
    Você pensa parecido comigo com relação a um sistema com níveis suficientes e não exagerados (como sistemas de 20/30 níveis ou mais).

    Deixar com 10 níveis é o ideal, vários sistemas novos estão sendo feitos dentro deste contexto paradigmático (evita Campanha Longas e principalmente Campanhas Inacabadas).

    Alguns sistemas que possuem 10 níveis no máximo:

    - 13th Age RPG (consegue transmitir a experiência de jogo básico/intermediário/épico nestes em 10 níveis).

    - Dungeon World RPG

    -Mighty Blade ( é um sistema anterior aos citados, feito pelo Tiago Junges, brasileiro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Kauzé. Acontece que os 12 níveis são propositais. É uma quantidade de níveis próxima a quantidade que tinha na minha edição favorita de D&D (B/X), e permite eu usar o dado de 12 faces para testes de níveis, que eu gosto muito. De qualquer forma, valeu pelo conselho. Vamos pensar no assunto.

      Excluir
  3. Terminei de ler o site e so tenho una coisa a dizer: primoroso. Mesmo sendo baseado em conan tem forca para caminhar sozinho. P.s. Minha esposa elogioi a arte, principalmente por n ter tracos de anime.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, espero que você esteja de boa saúde e desejo-lhe felicidade na vida, porque sem ela a vida será miserável. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Ajayi por restaurar a paz em meu lar matrimonial. O Dr. Ajayi é um lançador de feitiços dotado por seus grandes ancestrais. Meu marido tem sido cruel comigo e com nossos filhos há cerca de um ano, para ser sincero, parecia um inferno para ele naquela época. Eu realmente não sei o que fizemos para ser tratados da maneira que ele faz conosco, em um piscar de olhos meu marido se volta para um estranho para sua própria família e deixa de ser o homem que antes amava e cuidava, que ele costumava usar para começar tudo isso. quando ele viajou para a Espanha e, desde então, esteve na Espanha mais de uma dúzia de vezes em um ano, perguntei-lhe qual era o problema, mas não obtive resposta positiva dele, as coisas estavam realmente difíceis para mim, então saí em busca de ajuda e conselhos sobre o que fazer para resgatar meu casamento impressionante e, felizmente, para mim, eu estava passando por notícias on-line e vi um testemunho de uma senhora sobre como o Dr. Ajayi a ajudou com seu casamento usando esse poder mágico dado a ele por seus ancestrais , Fiquei cético quanto a isso, mas decidi tentar, entrei em contato com ele e dei alguns detalhes sobre mim e meu marido. Enquanto isso, meu marido estava na Itália em suas inúmeras viagens aleatórias por lá. O Dr. Ajayi me disse para enxugar as lágrimas que tudo voltará ao normal em breve e eu terei algum motivo para ficar triste de novo por causa do meu marido, me disseram para fazer algumas coisas em casa e eu fiz o que foi dito, para o meu maior surpresa após cerca de dois dias e o marido voltou da Itália, mas desta vez notou boas mudanças nele. Ele se ajoelhou e implora por perdão, dizendo que não sabe o que aconteceu com ele e por que ele está tratando a mim e às crianças de uma maneira cruel. Estou feliz por ter meu homem de volta e, desde então, vivemos em paz. Se você quer que sua esposa ou marido de divórcio não tenha vergonha, entre em contato com o Dr. Ajayi em seu Viber / WhatsApp: +2347084887094 ou e-mail: drajayi1990@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Poderiam por favor repostar esses arquivos? Obrigado

    ResponderExcluir