Retro-Jogos


Retro-Jogos (ou Retro-Clones) são RPGs que surgiram graças ao advento da OGL 1.0a (Open Game License) da Wizards of the Coast quando do lançamento da terceira edição do RPG mais famoso do mundo. Essa licença permitiu que fãs das antigas edições desse jogo, descontentes com o rumo atual das novas versões, refizessem seus jogos favoritos com uma nova roupagem. Ao que parece, você não pode registrar (fazer o copyright) de uma regra de jogo, apenas a maneira de descrever ou explicar essa regra.

Assim, nasceram jogos que simulavam as edições antigas de D&D e outros jogos, como Gamma World e Conan, além de jogos que são totalmente novos, com temáticas diferentes mas com regras parecidas com as velhas encarnações desses RPGs. Vale lembrar que esses jogos não são cópias exatas dos jogos originais e muitos deles tentam simplificar ou modificar alguns elementos, embora a grande maioria seja totalmente compatível com as versões originais. Um bom número de Retro-Jogos possuem versões gratuitas em PDF e versões impressas pagas. Esses jogos são uma ótima maneira de reviver uma experiência de jogo de RPGs que já estão fora de catálogo e são apenas encontradas a venda por preços muito altos (artigos de colecionador).

A proposta dessa é a de apresentar uma lista desses jogos e uma breve introdução sobre eles. É claro que a lista a seguir não é completa e provavelmente muitos outros jogos nesse estilo existem por aí, mas ela serve como uma introdução ao tópico e um guia para quem quer conhecer mais.

Jogos baseados no Original Dungeons & Dragons (OD&D): Aquele que vinha em uma caixa de madeira ou "White Box" com três livros (Men & Magic, Monsters & Treasure e Underworld & Wilderness Adventures). Ela é a primeira versão do jogo e inicialmente não possuia a classe Thief, Atributos não tinham tanta influência (fora o bônus de experiência) entre outros detalhes.

Labyrinth Lord: Original Edition Characters - É um suplemento para Labyrinth Lord que tenta emular a edição original de forma compatível com Basic D&D. Não há uma versão gratuita desse suplemento, ao contrário de seu jogo mãe.

Microlite74 - É uma versão do Microlite20 feita para emular o estilo e regras dessa edição. Segundo os autores é um RPG para introduzir jogadores mais novos, acostumados a regras a partir da terceira edição ao estilo Old School. Há três versões, cada uma mais expandida que a outra, com mais classes e raças. É gratuíto nas versões PDF.

Epees & Sorceleerie - Um Retro-Jogo francês que também possui uma tradução para o Inglês. Também baseado no OD&D e possui versão em PDF gratuita.

Swords & Wizardry - Talvez um dos mais conhecidos Retro-Clones por aí. Ele possui três versões. Uma da White Box, mais pura e parecida com a versão original, a versão normal e uma versão completa que trás mais classes e opções de outros suplementos. As duas primeiras podem ser baixadas gratuitamente do site da editora, a completa está a venda aqui.

Lamentations of the Flame Princess - Um Retro-Jogo da edição original que tem influências do bizarro e esquisito, muito interessante para aqueles que procuram por algo familiar ainda que um pouco diferente.

Ruins & Ronin - Como seria se OD&D tivesse a temática oriental? Ruins & Ronin responde a essa pergunta. Samurais, shugenja e sohei se reunem na casa de chá para decidir como vão explorar as ruínas do antigo castelo do imperador.

Dragons at Dawn - É uma versão é uma versão inspirada nas anotação de Dave Anersons sobre jogos de fantasia e D&D. Parece bastante interessante, mas não achei uma versão gratuita.

Delving Deeper - Outro jogo emulando a versão original do RPG mais famoso do mundo. Ainda não há uma versão gratuita (terá em breve) mas o jogo vem em um boxed set bem legal.

Spellcraft & Swordplay - Uma versão alternativa de como teria sido a edição original se o sistema de combate original de miniaturas tivesse sido mantido como o padrão.

Corruption - É uma versão alternativa e sombria do jogo criado em 1974 por Anerson e Gygax. O jogo foca em desafios, aventuras perigosas e tem um sistema de corrupção de personagens que parece interessante.

Renegade - É um clone da edição original de 1974 condensado de forma direta e simples com adição de novos recursos, classes e suporte. Do mesmo autor do Corruption.

Blueholme Prentice Rules - Um retroclone da versão Basic de Eric Holmes, que foi baseada no Original Dungeons and Dragons. Uma versão mais completa que abordará outros níveis está em desenvolvimento.

Jogos baseados nas edições Basic, Expert, Companion, Master e Immortal (ou Rules Cyclopedia): Essa foi uma edição que acrescentou algumas coisas e mudou outras em relação à Original, apesar de serem compatíveis entre si. Atributos passam a ter uma influência maior e alguns termos de AD&D começam a aparecer.

Basic Fantasy RPG - É um jogo totalmente gratuito (com muitos suplementos e aventuras também livres) baseado na versão do início da década de 80, mas com raças e classes separadas e outras pequenas modificações e simplificações.

Labyrinth Lord - Outro famoso da lista de Retro-Clones. É bastante fiel ao jogo que o inspirou e possui suplementos para dar um "feeling" mais para OD&D e AD&D 1e totalmente compatíveis e possíveis de se jogar em conjunto com o jogo básico. D&D Next diz que vai fazer isso, o Labyrinth Lord já faz. Possui versões gratuitas sem imagem.

Dark Dungeons - Baseado no Rules Cyclopedia, esse jogo é um livro completo com personagens que podem chegar até o nível 36, regras para imortais, domínios e outras coisas como viajem espaciais (Spelljammer).

Companion Expansion - Não é propriamente um Retro-Clone, e sim uma simulação de como teria sido o Companion se tivesse sido feito por Moldvay. Possui novas classes, novas magias, novos montros. UM ótimo complemento para outros Retro-Clones também.

Old School Hack - Um jogo baseado nas regras do Basic D&D mas com uma levada mais cômica. Totalmente gratuito e muito divertido.

Jogos baseados em Advanced Dungeons & Dragons 1st Edition (AD&D 1e): Um marco na história da industria do RPG, AD&D passou a diferenciar classes de raças, introduziu mecânicas mais completas e complexa mas sem perder a liberdade do D&D.

OSRIC - O primeiro Retro-Clone feito e um dos mais populares. Recria quase que totalmente a primeira edição de AD&D. É um dos mais completos RPGs por aí e é totalmente gratuito.

Hackmaster Basic - Inspirado no AD&D, Hackmaster Basic é uma introdução ao estilo Old School feita por quem ama esses jogos. Não consegui achar uma versão gratuita.

Jogos baseados em Advanced Dungeons & Dragons 2nd Edition (AD&D 2e): Algumas mudanças significativas na segunda edição como raças e classes diferentes, simplificação de algumas regras acompanhado de acréscimo de outras.

Myth and Magic - Uma versão simplificada mas compatível da segunda edição de AD&D. Ainda não foi lançada oficialmente (deve acontecer esse ano) mas os playtests ainda podem ser acessados.

For Gold & Glory - Um retro-clone que tenta emular a segunda edição do jogo. São feitas algumas modificações para simplificar e esclarecer algumas partes das regras que precisavam de reforma. O jogo não está completo ainda, mas já é possível jogar com uma versão beta gratuita.

Castles & Crusades - É um sucessor espiritual da segunda edição. Teoricamente rolou até uns pitacos do Gygax no jogo e, com certeza, é um dos retro-clones com melhor suporte de suplementos. No entanto, não há uma versão totalmente gratuita, apenas um "fast-play".

Wayferers - Um retro-jogo baseando na segunda edição de AD&D, com um sistema de perícias próprio. Já há um livro dos mestres e um descrevendo o cenário de campanha padrão.

Outros

Mazes & Minotaurs - Inspirado por D&D é um jogo que mostra como teria sido se a inspiração fosse o antigo mundo e mitologias gregas.

Adventures Dark and Deep - Feito com a premissa "Como teria sido AD&D 2e se tivesse sido feito por Gygax.

Pars Fortuna - É uma combinação do Old School com novas mecânicas, raças, magias e monstros. É um jogo inspirado no Swords and Wizardry.

Old Dragon - Retro-Clone brasileiro que parece pegar partes das regras do D&D e do AD&D. Ele tenta simplificar muitas coisas e funciona muito bem. Possui uma versão grátis, mas não completa. Parece que vai recebendo bastante aceitação por aqui e em breve teremos muitos suplementos.

Crypts and Things - Usando uma versão modificada do Swords and Wizardry, esse RPG lembra muito as histórias de fantasia de antigamente, estilo Conan. Personagens são bárbaros, bruxos e ladrões, explorando um mundo selvagem cheio de criaturas bizarras e magia negra. Não há versão gratuita, mas vale a pena conferir o jogo que tem um sistema de magias modificado.

Darker Dungeons - Versão modificada do Dark Dungeons. Ele implementa algumas simplificações e modificações ao jogo que era fiel ao Rules Cyclopedia. Curiosidade rápida: Personagens podem ser Lobisomens.

ZeFRS - Baseado no Conan RPG da TSR da década de 80. Um jogo completa para aventuras de fantasia pulp para você conquistar com sangue, suor e sandálias.

Vikings & Valkyries - Um suplemento para jogos de aventuras nórdicas com Vikings para Mazes & Minotaurs.

Adventurer Conqueror King System (ACKS) - Um Retro-Jogo baseado na versão Basic/Expert/Companion de D&D com alguns acréscimos de AD&D 1e. Possui regras para fortalezas, companions, criação de magias e reinos. Tem recebido muitos elogios e é muito bem feito.

Mutant Future - Suplemento para Labyrinth Lords que recria o clima de Gamma World.

Realms of Crawling Chaos - Outro suplemento para Labyrinth Lords. Incremente suas campanhas com um clima de terror Lovecraftiano. Novas raças, classes, monstros, magias e idéias para deixar seu jogo Old School ainda mais interessante e novo.

Age of Conan - Suplemento para adaptar a era Hyboriana para OD&D. Gratuito e compatível com a maioria dos Retro-Clones.

The Secret Fire - Embora lembre diversos aspectos de D&D, este é uma RPG único de fantasia com mecânicas novas e diferentes.

Warriors of Mars - Suplemento para jogos de OD&D (e Retro-Clones) de um mundo de fantasia espacial em Marte, com espadas, magia e alienígenas.

Tales of the Space Princess - Um RPG que parte da premissa de pegar as "Dungeon-Crawls" e jogá-las no futuro. Inspirado no OD&D, esse jogo é pulp, simples e lembra muito as ficções científicas da década de 40 e 50.

Mystery Men! - Do mesmo criador do Tales of the Space Princess, o Mystery Men! é um RPG inspirado no OD&D e nos quadrinhos de super-heróis.

Wizard's World - Não exatamente um retro-clone, mas bem parecido. É um jogo de 1983, republicado agora pela Goblinoid Games, e inspirado pelo AD&D 1e. De muitas maneiras é uma versão de como seria o AD&D 2e em um universo paralelo.

Astonishing Swordmen & Sorcerers of Hyperborea - Um retro-jogo que pega muitas influencias da edição original e de AD&D 1e para criar algo único. É um jogo essencialmente influenciado pela literatura de fantasia pulp, como Conan, Krull e outros.

Tales of the Grotesque and Dungeonesque - Um suplemento de horro gótico para jogos de fantasia clássicos baseados nas edições antigas de D&D (Basic/Expert). Compatível com a maioria dos retro-clones. No blog dos autores há opção de comprar a verão impressa e expandida.

Dungeon Crawl Classics - Uma reimaginação dos jogos de fantasia clássicos inspirados pelos mesmos autores que inspiraram Gygax & Anderson. É um sistema novo, baseado no d20 mas com modificações que tornam o jogo novo e único. O livro conta com inúmeras ilustrações e é uma obra de arte Old School.

Spears of the Dawn - Um RPG baseado nas versões clássicas de D&D e na cultura e mitologia africana. Dos mesmos criadores do Stars Without Numbers e Other Dust.

Star Without Numbers - Baseado nas versões clássicas de D&D com uma temática mais futurística e de exploração espacial. Dos mesmos criadores do Spears of Dawn e Other Dust. Há uma versão gratuita também.

Other Dust - Um jogo de um cenário pós-apocalíptico futurista, com mutantes, psiônicos, bestas e ruínas de grandes cidades do passado. Dos mesmoc criadores de Star Without Numbers e Spears of Dawn.

Woodland Warriors - Um retro-jogo baseado nas primeiras versões de D&D em que os personagens são animais silvestres. Há vários suplementos e um até para velho-oeste.

Humamspace Empire - Um jogo de ficção científica estranha e retrô baseado no clássico D&D. Ainda em fase de testes.

Ancient Mysteries and Lost Treasures - Um jogo de aventura pulp no tempo moderno baseado no jogo de fantasia original. Gratuito, por enquanto.

Blood & Bullets - Um retro-jogo ambientado no velho oeste, com regras inspiradas nos clássicos de D&D. Totalmente gratuito.

Sabres & Witchery - Baseado nas regras originais, um jogo de caçadores de bruxas do século XVIII. Também gratuito.

Stone & Wood - Um retro-jogo baseado nas obras de Thomas Covanant. Gratuito.

Warriors of the Red Planet - Um jogo baseado nas regras originais ambientado em uma marte inspirada nos contos de Burroughs. Ainda não lançado, mas aguardo esse ansiosamente.

Blood & Trasure - Um retro-jogo baseado nas versões clássicas de D&D com tudo o que você precisa para jogar.

Starship & Spacemen - Um jogo compatível com Labyrinth Lord inspirado em ficção científica retrô e Jornada nas estrelas.

Amazing Adventures - Usando o sistema do Castles & Crusades, esse jogo tem uma temática pulp, com armas de fogo, maquinas a vapor, jetpacks e outras coisas.

Tombs & Terrors - Um retro-jogo de fantasia clássica baseado nas primeira versões de D&D mas com algumas regras alternativas e novas classes.

Wizards, Warriors & Wyrms - Baseado nas versões originais, esse RPG trás algumas modificações, e é muito bem organizado, além de ser gratuito.

Swords of Abandon - Um jogo baseado tanto no OD&D de 74, como no Empire of the Petal Throne de 75. Gratuito.

The Siege Perilous - Um jogo baseado no OD&D e com inspirações do jogo Ultima Age of Darkness.

Red Box Fantasy - Outra reimaginação do D&D Clássico, dividido em três livros (Jogador, Mestre, e Monstros.

X-Plorers - Baseado nas regras simples do D&D clássico, esse é um jogo de exploração espacial e ficção científica retrô. Destaque para as ilustrações do Peter Mullen. Há uma versão gratuita, sem arte, também.

Swords of Almuric (Atualizado em 05/05/2013) - Uma adaptação do livro Almuric, uma história de Espada e Planeta, de Robert E. Howard para D&D Clássico.

Arrows of Indra (Atualizado em 05/05/2013) - Um retro-jogo inspirado em D&D e cultura indiana.

Bandits & Battlecruisers (Atualizado em 05/05/2013) - Um retro-jogo genérico de ficção científica retrô.

Se você gostou da postagem, visite a página do Pontos de Experiência no Facebook e clique em curtir. Você pode seguir o blog no Twitter também no @diogoxp.